Balas de borracha podem causar danos irreversíveis à visão

Cegueira, rebaixamento da visão e sangramento são alguns dos possíveis problemas que podem acometer os olhos

 07/07/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre as balas de borracha, usadas contra os manifestantes em protestos.  

Trata-se de um armamento não letal, mas que pode levar à cegueira, a sangramentos e a fortes lesões nos olhos, causando “rebaixamento de visão” e até necessidade de cirurgia, além de fraturas ósseas, conta Rocha.

Nesse sentido, o professor fala em “revisão dos protocolos” para o uso das balas de borracha. Além disso, o especialista sugere uso de “óculos de proteção” para os participantes de protestos e para pessoas que caminham ou se deparam com locais de manifestações.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.