Número de cirurgias de catarata feitas na América Latina é insuficiente para demanda

Artigo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto traz análise de pesquisas sobre catarata como causa de cegueira e deficiência visual e aponta desigualdades na cobertura cirúrgica

10/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/03/2021 as 19:32
A catarata, doença caracterizada pela perda de transparência na lente natural do olho, é a principal causa de cegueira no Brasil e no mundo – Foto: Paul Diaconu – Pixabay

Ao menos 2,2 bilhões de pessoas possuem deficiência visual em todo o mundo e, pelo menos, 1 bilhão dos casos poderiam ser evitados, aponta relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste sentido, a catarata, doença caracterizada pela perda de transparência na lente natural do olho, é a principal causa de cegueira no Brasil e no mundo.

+ Mais

Cegueira e deficiência visual devem dobrar até 2050, aponta estudo

Pesquisador da USP recebe prêmio internacional na área de oftalmologia

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP avaliaram estudos sobre a prevalência da doença como causa de deficiência visual e cegueira na América Latina. Os resultados apontam que o número de cirurgias de catarata feitos na região é insuficiente para a demanda.

O artigo Cataract as a Cause of Blindness and Vision Impairment in Latin America: Progress Made and Challenges Beyond 2020, publicado pelo American Journal of Ophthalmology, faz uma revisão sistemática, que analisa estudos relevantes sobre o tema na literatura científica, com trabalhos publicados no período de 2014 até 2019 da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do banco de dados da PubMed. Além disso, foram publicados dados sobre o número de cirurgias feitas por ano nos países latinos entre 2014 e 2016 obtidos dos Ministérios da Saúde. Todos os estudos publicados de 1999 até 2019 foram reanalisados quanto à equidade de gênero na cirurgia de catarata.

“Apesar de um aumento nos números em relação à cobertura cirúrgica e resultados cirúrgicos da catarata após a iniciativa global VISION 2020, os resultados estão abaixo do ideal nos países latino-americanos”, conta Tulio Reis, que é doutorando da FMRP e primeiro autor do estudo.

Tulio Reis, doutorando da FMRP e primeiro autor do estudo – Foto: Arquivo pessoal

O projeto VISION 2020, lançado no final dos anos 1990, é uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira com o objetivo de eliminar a cegueira evitável até 2020.

O pesquisador conta que os dados revelam ainda os diferentes cenários na região analisada. Por exemplo, a Argentina teve uma cobertura cirúrgica (Cataract Surgical Coverage – CSC) satisfatória de 83,7% e resultados cirúrgicos (Effective Cataract Surgical Coverage – eCSC) – quão bem o paciente enxerga após passar pelo procedimento cirúrgico – de 75,3% dos casos, ao mesmo tempo em que a Guatemala possui cobertura de 17,4% e qualidade de 6,9%.

“Além das diferenças entre os países, é possível perceber que o gênero não é um fator de disparidade relevante, de acordo com dados disponíveis atualmente. Entretanto, especialmente na América Central, as mulheres têm pior cobertura e resultados, o que nos mostra que concluir sobre equidade de gênero com os poucos dados atuais pode ser impreciso”, revela.

Neste sentido, os pesquisadores apontam sugestões para resolução dessas deficiências, como a necessidade de disseminar informação sobre o procedimento cirúrgico, sobre a segurança do procedimento e fornecer consultas de acompanhamento.

Professor João Marcello Furtado, da FMRP – Foto: Arquivo pessoal

Outro ponto destacado no trabalho é a disparidade entre o número de oftalmologistas nas áreas urbanas e locais remotos. “Embora o número total de profissionais não pareça ser um problema na América Latina, é preciso criar incentivos para mobilizar recursos humanos em locais longe das grandes cidades”, afirma.

O trabalho conta com coautoria do professor João Marcello Furtado, da FMRP, e com os pesquisadores Van Lansingh, do HelpMeSee dos USA e do Instituto Mexicano de Oftalmología do México; Jacqueline Ramke, da London School of Hygiene and Tropical Medicine e da University of Auckland; Juan Carlos Silva, da Pan-American Health Organization da Colômbia; e Serge Resnikoff, da University of New South Wales.

Entenda o que é catarata

Caracterizada pelo sintoma de visão embaçada, a catarata é uma doença ocular que torna opaco o cristalino, lente transparente que permite a entrada de raios de luz para a formação de imagem. O paciente com a doença passa a enxergar com dificuldade e fica com a sensação de ter uma névoa à sua frente.

O tratamento da catarata é a cirurgia, que é rápida e feita com anestesia local. O procedimento faz a substituição do cristalino por uma lente artificial que recupera a transparência necessária para a entrada de luminosidade.

Mais informações: e-mail furtadojm@gmail.com, com o professor João Marcello