Pesquisador da USP recebe prêmio internacional na área de oftalmologia

O professor premiado João Marcello Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vai participar de reunião com deputados norte-americanos para discutir a importância do investimento em pesquisas científicas

 23/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por
Foto: Divulgação/Arvo.org

.

O professor João Marcello Furtado, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, acaba de ser premiado pela Associação para Pesquisa em Visão e Oftalmologia (sigla ARVO, em inglês).

O prêmio Achievements in Eye and Vision Advocacy é um reconhecimento aos membros da ARVO pela contribuição e dedicação para o avanço da pesquisa na oftalmologia. O médico tem experiência em doenças infecciosas intraoculares e pesquisas epidemiológicas sobre prevalência e causas de cegueira.

“Além da visibilidade para o nosso trabalho e para a Universidade, é um reconhecimento para a oftalmologia brasileira. Fico muito feliz pelo prêmio e desejo que os resultados sejam material para o desenvolvimento de políticas públicas e que esse tipo de pesquisa seja inspiração para os novos pesquisadores”, revela João Marcello Furtado.

O professor foi convidado pela Associação para participar do ARVO Advocacy Day, em fevereiro de 2021. Realizado de forma virtual por causa da pandemia, o evento será um dia de reuniões de Furtado com deputados norte-americanos para debater sobre a importância do investimento em pesquisa científica.

Na sua trajetória profissional, o professor foi responsável pela facilitação do Plano Nacional Visão 2020 a convite do Ministério da Saúde de Moçambique e pelo planejamento estratégico para a América Latina. Além disso, é consultor médico da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).

Furtado fez a graduação em Medicina e o doutorado pela FMRP, realizou residência em Oftalmologia pelo Hospital das Clínicas da FMRP. Também é especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia com pós-doutorado no Casey Eye Institute, Oregon Health & Science University dos Estados Unidos e na Universidade Federal de São Paulo.

Confira mais informações sobre a premiação neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.