Aumento da tecnologia faz surgir nova profissão: instalador de internet das coisas

De acordo com Luli Radfahrer, o bom instalador pode repropositar o lixo eletrônico, transformando aparelhos de celular velhos em coisas úteis

 25/11/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje (25), o professor Luli Radfahrer trata da nova profissão de instalador de internet das coisas. Segundo ele, ainda não existe formalmente, mas é uma coisa para se pensar, uma vez que, para  trabalhar com tecnologia, há necessidade de muita especialização. “Tudo o que puder ser conectado será conectado”, afirma ele.

Serviços de instalação simples até programação em linguagem natural são fáceis, mas muita gente faz pela metade e a casa acaba ficando com instalações malucas. É ai que entra o instalador, que acaba sendo um eletricista moderno. Ele faz o que muito usuário poderia fazer, mas não tem tempo, não tem conhecimento, não tem paciência.

É bom lembrar que um bom instalador pode repropositar o lixo eletrônico. Todo mundo tem um aparelho velho em casa. Por exemplo, um celular antigo pode se transformar em algo funcional como um sensor para uma câmera, pode se tornar um monitor de bebê, entre outras coisas. “Eu acredito que um empreendedor do futuro vai lidar com aquilo que a gente menos espera”, ressalta Radfahrer,


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.