Assassinato de Villavicencio no Equador acontece em cenário de crise política e insegurança pública

Para Rafael Villa, o candidato à presidência do Equador foi vítima de sua própria agenda política, que priorizava o combate ao crime organizado

 10/08/2023 - Publicado há 9 meses
A luta contra a corrupção fazia parte da agenda do candidato à presidência do Equador – Foto: Wikipédia
Logo da Rádio USP

Na noite desta quarta-feira (09), Fernando Villavicencio, candidato à presidência do Equador, foi assassinado com três tiros na cabeça após comício de campanha em uma escola da cidade de Quito. Villavicencio, jornalista investigativo de formação, defendia causas como a luta anticorrupção, o combate ao crime organizado, os direitos indígenas e o meio ambiente. 

Na última semana, o candidato denunciou ameaças da organização criminosa Los Choneros, além de, previamente, responsabilizá-la por qualquer ataque contra ele, sua família e equipe. No entanto, no início da madrugada de hoje (10), o grupo Los Lobos assumiu a autoria do crime em vídeo divulgado nas redes sociais. 

Rafael Villa, professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Instituto de Relações Internacionais da USP, explica que o assassinato de Fernando Villavicencio se enquadra em um cenário de crise política e de insegurança pública que o Equador tem enfrentado. 

O atual presidente, Guillerme Lasso, determinou estado de emergência por 60 dias e manteve o dia das eleições, que ocorrerá em 20 de agosto. 

Assassinato e autoria

O professor comenta que uma das principais lutas do candidato era contra o crime organizado e sua relação corrupta com a política do Equador. Além disso, destaca que as opiniões de Villavicencio eram muito bem posicionadas em sua carreira política e, assim, poderiam estar relacionadas com sua morte e as circunstâncias da revelação de sua autoria. 

Rafael Antonio Duarte Villa- Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No vídeo divulgado por Los Lobos, a autoria do ataque é feita sob o pretexto de que Villavicencio recebeu um suposto financiamento da organização e “não cumpriu com as suas promessas”. Na visão de Villa, a situação ainda é muito ambígua, uma vez que esse discurso vai de encontro com a agenda pública anticorrupção e anti-crime organizado do candidato. 

Diante dessa ambiguidade, o professor nota uma tentativa de desmoralizar o candidato e a política equatoriana. Outro aspecto levantado refere-se a uma possível disputa das organizações criminosas acerca da autoria do crime, na medida em que se torna mais uma forma de demonstrar poder e influência. 

“Cada vez que aparece um político que tente denunciar e enfrentar grupos criminosos com sua proposta de agenda de segurança pública, o método é a eliminação dessa figura”,  ressalta Villa, ao observar o aumento de assassinatos no meio político. Assim, mesmo que Villavicencio estivesse distante da primeira colocada (Luisa González) nas pesquisas eleitorais, o candidato estava em ascensão, visto que seu posicionamento diante do combate ao crime impacta diretamente na sociedade, que enfrenta uma escalada na criminalidade. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.