As dificuldades da pandemia influenciaram nas músicas lançadas em 2020

Bandas como Bon Jovi contaram em suas músicas como a pandemia de 2020 provocou mudanças e desafios

 15/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 12:00
Logo da Rádio USP

Na edição do programa História do Rock desta semana, o professor Mario De Vivo fala sobre o impacto da pandemia de covid-19 nas músicas lançadas durante o conturbado ano de 2020. 

O professor inicia o programa com a música Do what you can, lançada em julho deste ano, pela banda Bon Jovi. Segundo De Vivo, a canção descreve os acontecimentos do início da pandemia em Nova York e aconselha as pessoas a fazerem o possível diante da covid-19.

Logo em seguida, o professor apresenta a música Each other, gravada por Grace Potter, com a participação de outros artistas como Jackson Browne, Marcus King e Lucius. De Vivo diz que a canção conta sobre a estranheza com que todos viram as

ruas vazias do início da pandemia, na letra os cantores também falam sobre a importância da união para enfrentar os momentos difíceis. 

O professor conta que os obstáculos e desafios também foram abordados na música brasileira, como pode ser ouvido na música Espera a primavera de Nando Reis, que contou com convidados especiais como Lulu Santos e Jack Endino, que  já chegou a trabalhar com bandas como  Nirvana e  Soundgarden.

De Vivo fala que sua própria banda, Nebula Prima também foi diretamente impactada pela pandemia de covid-19 em suas canções. O professor conta que o novo albúm da banda lançado em maio de 2020, teve todas as músicas influenciadas pelo distanciamento social e a pandemia, como pode ser ouvido na música This is the year of the plague.

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.