Pacto federativo pode dar mais autonomia a Estados e municípios, apontam especialistas

“O fato de os municípios não terem autonomia fiscal faz com que eles se tornem totalmente dependentes da União e do Estado”, pontua Ricardo Young

 18/03/2021 - Publicado há 3 anos

 

“Os prefeitos não podem quase nada. O Brasil é um país muito federalizado. O pacto federativo precisaria ser mudado, porque as cidades não têm poder nenhum”, argumenta Marcos Buckeridge – Foto: unale.org.br

 

Logo da Rádio USP

Países como o Brasil vivem em um pacto federativo. Compreendê-lo é importante para criar uma noção do papel de cada ente – União, Estados e municípios – dentro da política e da sociedade como um todo. Partindo dessa premissa, o Grupo Cidades Globais da USP lançou um e-book, que traz como discussão temas como a participação cidadã, transparência nos governos locais e como o pacto federativo afeta as cidades no Brasil.

Os estudos acerca desse tema fizeram o professor Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) e coordenador do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), chegar à seguinte conclusão: “Os prefeitos não podem quase nada. O Brasil é um país muito federalizado. O pacto federativo precisaria ser mudado, porque as cidades não têm poder nenhum”.

Também participa do projeto Ricardo Young, ex-vereador paulistano e presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Um dos seus objetivos, e também um dos principais desafios que ele analisa como gestor público, é entender como conciliar a implementação do desenvolvimento sustentável com os limites de poder impostos às cidades, levando em consideração o papel de governadores e prefeitos nesse processo.

Para isso, os documentos coordenados pelo Grupo Cidades Globais se voltam ao fator de autonomia financeira dos municípios. “O fato de os municípios não terem autonomia fiscal faz com que eles se tornem totalmente dependentes da União e do Estado”, pontua Young.

Em um contexto de pandemia, em que se torna ainda mais necessária a mobilização conjunta de autoridades e do poder público em prol de medidas sanitárias, o debate ganhou outro elemento. “No caso da pandemia, eu acho que é icônico. Faltou uma coordenação nacional, os governadores tiveram que se levantar e fazer essa coordenação. Se os governadores já tivessem essa liberdade antes, a gente estaria aqui em outro patamar.”

Em suma, o objetivo das publicações desenvolvidas por Marcos Buckeridge e Ricardo Young, fruto da parceria entre o IDS e o IEA junto a organizações como o Instituto Ethos, é apontar novas soluções para o âmbito político e social: “Esse trabalho é inédito. Nunca houve um trabalho articulado entre sociedade civil organizada e Universidade para produzir um retrato e propostas objetivas para o pacto federativo. A nossa intenção, a partir da organização dessas propostas e da clivagem dos especialistas, é atuar propositivamente no Congresso Nacional para melhorar a proposta do pacto federativo e dar à sociedade uma referência muito concreta do que pode ser feito”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.