Alberto do Amaral comenta confirmação de Trump à reeleição

O colunista fala também que o Partido Republicano é protecionista e populista e condena o comportamento de Donald Trump no que representa de descrédito para os princípios da democracia

Os EUA se preparam para as eleições de novembro. Na última semana, ocorreu a convenção do Partido Republicano, confirmando a candidatura do presidente Donald Trump à reeleição como presidente. Na visão de Amaral, o Partido Republicano tornou-se um partido protecionista, com regras contrárias às que determinam a OMC (Organização Mundial do Comércio), e populista. “Um partido populista porque tem um flagrante desrespeito à democracia e por deslegitimar o adversário”, diz o colunista, que cita como exemplo o fato de Donald Trump ter levantado sérias suspeitas sobre as eleições de novembro, “afirmando que, se ele não vencer as eleições, as eleições serão fraudadas, acusando o voto pelo correio de ser um meio de realização de fraude. O não reconhecimento do resultado de uma eleição é uma tentativa clara de oposição aos princípios da democracia”.

A convenção Republicana revelou um partido que se baseia na falsa informação, que “afirma, por exemplo, que Joe Biden é o cavalo de Troia da China e salienta inverdades, fatos que não são comprováveis e que são notórios exageros numa campanha de desinformação e numa campanha altamente perigosa para a existência da democracia”, conclui o colunista.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.