A prática de atividade física contrapõe-se aos efeitos nocivos do tabagismo

José Carlos Farah ressalta que ela libera hormônios relacionados à sensação de bem-estar e que, por isso, é uma grande aliada do ex-fumante

 05/09/2023 - Publicado há 8 meses

Logo da Rádio USP

A quantidade de informações sobre os efeitos nocivos do hábito de fumar pode causar muitos prejuízos e, no entanto, muitas pessoas ainda continuam com esse hábito. De acordo com o professor José Carlos Farah, em relação às informações – e segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo -, o tabagismo ou o hábito de fumar é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% dos infartos do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% dos óbitos por derrame cerebral e boa parte das úlceras do estômago e impotência sexual masculina. “Muitas pessoas ficam doentes e morrem por causa do tabagismo.”

Segundo o professor de Educação Física, vários trabalhos apontam que o fumante tem o risco aumentado de desenvolver vários tipos de câncer, a hipertensão arterial, o aumento da frequência cardíaca em repouso, o enrijecimento das artérias, redução da oxigenação sanguínea, fazendo com que os tecidos dos pulmões percam elasticidade, e a queda significativa nas condições de saúde. Se observarmos, os efeitos benéficos da prática da atividade física se contrapõem a esses efeitos nocivos do tabagismo: diminui a pressão arterial, aumenta a oxigenação, evita o entupimento e enrijecimento das artérias, entre outros aspectos positivos. “A prática da atividade física é muito importante nesse processo, somada a outras intervenções médicas. Não podemos esquecer que  o tabagismo é um vício e que precisa de ajuda profissional”, ressalta Farah.

Qualquer atividade física tem impacto positivo e traz inúmeros benefícios. Farah conta que muitos fumantes afirmaram que, quando tentaram parar de fumar, engordaram. “É verdade, e uma das causas é que, quando se para de fumar, os efeitos já são sentidos em algumas horas – por exemplo, o olfato melhora e as papilas gustativas se regeneram. Você sente mais sabor e come mais.”

“Neste momento que entra a prática é muito importante. Há uma associação direta em fumar e sentir prazer. Muito parecido com o prazer de praticar atividade física. Como já é sabido, a prática da atividade física libera hormônios relacionados à sensação de bem-estar. E também, naquele tempo que dedicamos à prática da atividade física não estamos fumando, o que já é um grande começo. Como já dito em colunas anteriores, a disposição para mudança de hábitos é muito importante. No caso do fumante, envolve a dependência, que é muita complexa. Talvez as pessoas precisem de ajuda. Acho que temos que começar a rever alguns valores. Devemos ao menos tentar”, afirma o professor.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.