“A Livraria”: filme sem alma, mas com muitos livros

Lançado em 2018 e muito premiado na Espanha, o longa ganhou críticas bem divididas e é a dica desta semana da professora Marisa Midori

 29/05/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Dando continuidade a uma série de sugestões para enfrentar o confinamento, a coluna Bibliomania, da professora Marisa Midori, traz nesta semana o filme premiado A Livraria (Espanha, Reino Unido, Alemanha, 2018), dirigido por Isabel Coixet e baseado no livro homônimo de Penelope Fitzgerald, lançado em 1978, sobre uma viúva com escassos recursos financeiros que quer abrir uma livraria.

“Tudo isso torna o livro e o filme muito sedutores. Afinal, quando vemos tantas livrarias sendo fechadas nas grandes capitais, e quando sabemos que a maior parte das pequenas cidades brasileiras não conhecem nenhuma livraria e, tampouco cinemas, não deixa se ser poética a luta da personagem pela abertura de uma livraria”, comenta a professora.

Mas, segundo Marisa, apesar do tema e da bela fotografia, o filme segue sem alma! “Talvez eu exagere. Mas o fato é que esse belo filme, dirigido pela catalã Isabel Coixet, não faz jus à tradição de filmes sobre livros, ou de livros sobre livros, a exemplo de Nunca Te Vi, Sempre Te Amei; Farenheit 451, para citar apenas dois grandes exemplos”, afirma. Para a professora, surgem belas capas de primeiras edições, mas, mesmo com a exposição, a alma dos livros não se faz sentir no filme. “Eles compõem, no fundo, parte de um cenário que contrasta uma natureza selvagem e o mundo civilizado.”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.