USP Especiais #2 – Série Caminhos Sonoros – Frevo

A série Caminhos Sonoros aborda algumas das experiências musicais que marcaram o século 20 no Brasil. No primeiro programa, o frevo é resgatado desde suas origens até as gravações mais recentes.

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=302847

USP Especiais #2 – Série Caminhos Sonoros – Frevo
USP Especiais

 
 
00:00 / 57:19
 
1X
 

O frevo, tão característico do carnaval brasileiro, nasceu em Pernambuco no século 19, numa mistura que trazia, entre outras influências, a capoeira e o maxixe.

Vassourinhas, que foi o primeiro frevo gravado, em 1909, inaugurou um caminho que segue vigoroso até hoje, incorporando instrumentos, misturas e atraindo artistas das mais variadas trajetórias.

O programa traz gravações como as da Orquestra do Maestro Duda, a Orquestra Victor Brasileira, Banda de Pau e Corda, Sivuca, até os mais recentes artistas como o maestro Spok e Michael Pipoquinha.

Trata-se de uma produção do Grupo de Estudos Radiofônicos da ECA-USP.

Créditos:
Apresentação, curadoria e edição: Luísa Campelo
Orientação: Ivan Vilela

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.