Universo das Emissoras Públicas: Diversas democracias contam com emissoras públicas e emissoras comerciais no sistema de radiodifusão

Emissoras públicas são financiadas por recursos públicos, prestam serviço para a sociedade e são dirigidas por conselhos independentes do governo

 08/05/2023 - Publicado há 1 ano
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas: Diversas democracias contam com emissoras públicas e emissoras comerciais no sistema de radiodifusão
/

O Reino Unido, a França, a Alemanha, os Estados Unidos e vários outros países desenvolvidos mantêm emissoras públicas de rádio e de televisão. Os canais públicos oferecem um repertório que normalmente não cabe nas emissoras comerciais.

O convidado do programa é o professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP Eugênio Bucci, especialista e gestor na área de radiodifusão pública. Para o professor, o trabalho das emissoras públicas “dá mais vigor e mais densidade para a qualidade daquilo que uma sociedade é capaz de discutir e para a qualidade dos assuntos sobre os quais essa sociedade é capaz de decidir”.

Bucci conta a história do surgimento do serviço público em várias democracias avançadas, dá exemplos de empresas públicas no mundo e explica a diferença entre emissoras estatais, governamentais e emissoras públicas propriamente ditas.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema: O Estado de Narciso, de Eugênio Bucci, Companhia das Letras, 2015.


Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.