Sociedade em Foco #100: Terrorismo fiscal e política do Centrão agravam desigualdade social

José Luiz Portella comenta os prejuízos dos malabarismos fiscais no Brasil e ressalta importância de reforma política e orçamento de base zero

 01/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/02/2022 as 7:20
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #100: Terrorismo fiscal e política do Centrão agravam desigualdade social
/

No episódio do Sociedade em Foco desta semana, José Luiz Portella comenta sobre as desigualdades agravadas pela pandemia e a contribuição dos malabarismos fiscais. “Precisamos enfrentar esse terrorismo fiscal que se coloca no Brasil por alguns economistas”, diz Portella. Ele também explica que é preciso direcionar o foco das políticas públicas para eliminar as desigualdades.

Portella comenta que é preciso o acompanhamento dessas políticas para mensurar os impactos das isenções e incentivos para a maioria do povo. “Mas normalmente isso acontece para um grupo privilegiado, que se beneficia dessas isenções”, comenta. Outro ponto para o qual ele chama a atenção é a questão da mudança do teto de gastos, que ele considera um equívoco que só abre mais vulnerabilidades para as populações mais pobres. “Nós podemos trabalhar com uma meta de endividamento, como os Estados Unidos fazem. Não se pode diminuir os investimentos públicos e sem articulação entre Estado e mercado “, explica, ao lembrar que o objetivo deveria ser, acima de tudo, a qualidade de vida da população.

Para Portella, duas das possíveis soluções concretas seriam a elaboração de orçamentos de base zero, sem influência anterior e grupos privilegiados, e uma reforma política. “Nela, também deve estar incluída a reforma partidária, para acabar com a política do Centrão, porque ele é a usina da desigualdade”, destaca.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.