Sistema Open Banking é analisado em pesquisa da ECA

O Open Banking está no Brasil desde agosto de 2021. Estudo realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP testou um modelo de adoção do sistema

Por
 02/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/06/2022 as 17:44
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Sistema Open Banking é analisado em pesquisa da ECA
/

Na entrevista desta quinta-feira, 2 de junho, no podcast Os Novos Cientistas, a publicitária Kate Domingos Fernandes discorreu sobre a sua pesquisa de mestrado apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O estudo, intitulado Modelo de adoção de Open Banking: motivadores e barreiras que influenciam o potencial adotante, teve a orientação do professor Otávio Bandeira Lamônica e foi apresentado na área de Interfaces Sociais da Comunicação. “Meu objetivo foi enxergar e entender como os consumidores que têm conta bancária, que usam cartões e pegam empréstimos, iriam aceitar a ideia de uma nova tecnologia financeira na vida deles. Isso é um grande interesse da comunicação e do marketing: estudar o comportamento do consumidor”, disse a pesquisadora.

Segundo Kate, “open banking” é um termo inglês que significa sistema financeiro aberto. Como ela descreveu durante a entrevista, “ele nasce da premissa de que os dados financeiros pertencem ao cliente e não às instituições”. Ela citou, como exemplo, um consumidor que já tenha conta numa instituição há um tempo considerável. “O banco possui todo o histórico do cliente porque além de receber o seu salário naquela conta, podem haver situações de empréstimo, uso de cartão, seguro de automóvel, entre outros produtos”, citou, destacando que, até o surgimento do Open Banking os dados eram de propriedade do da instituição bancária e não do cliente. “Com o sistema Open Banking isso mudou”, disse Kate. Os dados da vida bancária do cliente pertencem a ele, que poderá levá-los para onde ele quiser.

O sistema Open Banking está no Brasil desde agosto de 2021 e o estudo de Kate testou um modelo de adoção do sistema. “De início realizei uma revisão de literatura para a identificação de construtos já apresentados em estudos anteriores como influenciadores da adoção de tecnologias financeiras digitais”, contou a pesquisadora. A segunda etapa do estudo apoiou-se em entrevistas com especialistas no assunto, procurando identificar as percepções desses especialistas, a fim de conceber um modelo de adoção específico para o Open Banking.

Disponível também na plataforma Spotify


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.