Revoredo #75: O triple colombiano e a viola caipira brasileira

Instrumentos tradicionais da Colômbia e do Brasil possuem sons similares

 28/02/2023 - Publicado há 1 ano
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #75: O triple colombiano e a viola caipira brasileira
/

Revoredo desta semana apresenta a obra Diez de Díez, do trio colombiano AguaDulce Trío e o álbum Rebento, do violeiro Ricardo Vignini. O trio possui uma formação instrumental muito tradicional na Colômbia, que é formado pela bandola, violão e triple. A bandola andina tem seis ordens de cordas duplas e a sonoridade parecida com a do bandolim; já o triple possui 12 cordas e tem som parecido com o da viola caipira. O AguaDulce Trío é composto pelos músicos Julián Ramirez Molina, Estevan Pajón e Cristian Tobón Ramirez.

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Vignini é violeiro, compositor, professor, produtor e também pesquisador da cultura popular do Sudeste. O músico já gravou cinco CDs ao lado da banda Matuto Moderna e participou dos principais eventos sobre viola no Brasil. Vignini integra o duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, no qual apresenta versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Verônica; Gris; Ejercicios sobre Cachipay; El Sebas; Amalia; Momentos; Tema para María; Itinerante; El Mamón; La Cachiporra; Bonde dos Fontes; Trevo; Dr. Cateretê; Beijando o Céu e Pé Vermelho.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.