Revoredo #23: Trio O Fino da Roça conta a trajetória da música caipira instrumental

O grupo, formado por Pedro Gava, Araê Cainã e Adriel Job, apresenta releituras que buscam retratar as características dos compositores caipiras

 17/02/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #23: Trio O Fino da Roça conta a trajetória da música caipira instrumental
/

O  Revoredo desta semana apresenta o trio O Fino da Roça. O grupo é formado por Pedro Gava, na viola caipira, Araê Cainã, no violão de sete cordas e Adriel Job, no pandeiro. Com o objetivo de contar a trajetória da música caipira instrumental, o trio apresenta releituras que buscam retratar as características dos compositores caipiras, mesclando o tradicional ao movimento em que a viola vem sendo inserida nos últimos anos. 

Pedro Gava, natural de Itatiba, atua como músico desde os 17 anos e estudou viola caipira na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) – Tom Jobim. Atualmente, além do trio O Fino da Roça, é integrante do Grupo Manuí e da Orquestra Filarmônica de Violas, em Campinas. Também é produtor e anfitrião do Circuito Violada Campinas – Circuito autoral das violas brasileiras, no qual circulam grandes nomes da viola caipira instrumental. 

O paulista Araê Cainã iniciou os estudos em violão erudito após se apaixonar pela roda de samba e aprofundou os estudos no curso de Choro no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Desde 2011 desenvolve trabalhos relacionados ao samba paulista, ao samba rural e ao choro. Influenciado pelo samba e pela música instrumental da capital e do interior de São Paulo, seu principal objetivo é a manutenção da memória musical brasileira. 

Adriel Job, mineiro natural de Guaxupé, começou sua jornada musical aos 6 anos; aos 7 iniciou os estudos em música, tendo como base o pandeiro e aos 15 ingressou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde, além do pandeiro, estudou instrumentos de percussão brasileiros. Em 2014, fundou a Orquestra de Choro Campineira. Atualmente, integra o trio Mão de Onze, CantaVento e a banda Black Dog Funk. 

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Alvoradinha; Brincando com a Viola; Corta Jaca; Viola Chic Chic; Saudades de Matão; Pingo D’água; Tristeza do Jeca; Malandrinho; Falsa Ilusão; Língua de Preto; Pagode do Véio e Rio de Lágrimas.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.