Pílula Farmacêutica #30: Resposta inflamatória exagerada agrava a covid-19

Em casos graves, organismo infectado reúne mais células imunológicas que o necessário e atinge também células saudáveis de órgãos e tecidos numa “tempestade de citocinas”

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=330565

Pílula Farmacêutica #30: Resposta inflamatória exagerada agrava a covid-19

00:00 / 5:01

1X

Pelo menos desde dezembro do ano passado, o mundo vem acompanhando o avanço da covid-19, doença causada pelo vírus sars-cov-2 que já contaminou pelo menos 7 milhões de pessoas e matou mais de 400 mil. Fatores que explicam essas mortes vão além da insuficiência respiratória e entre eles um termo tem chamado a atenção: tempestade de citocinas.

Como as dúvidas ainda são muitas, apesar da rapidez das pesquisas sobre o novo coronavírus, os pesquisadores se debruçam sobre esta, que é descrita como uma resposta inflamatória exagerada do sistema imunológico do organismo infectado em casos graves da covid-19. E explicam que, nesses casos, o sistema de defesa produz uma quantidade muito maior que a necessária de citocinas (proteína que regula a inflamação e imunidade para combater as infecções).

Com o excesso dessas informações, transmitidas pelas citocinas para as células de defesa, células saudáveis do tecido infectado também são atacadas. Quando isso acontece, o corpo produz ainda mais citocinas, num ciclo cada vez mais rápido, que pode levar à morte.

Neste episódio do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, relata os sintomas e tratamentos utilizados no controle desse quadro grave da covid-19, além de explicar como determinadas condições de saúde, como obesidade, diabete e hipertensão, predispõem à tempestade de citocinas.

Ouça este episódio do Pílula Farmacêutica na íntegra no player acima.

Co-produção: Rita Stella