Pílula Farmacêutica #30: Resposta inflamatória exagerada agrava a covid-19

Em casos graves, organismo infectado reúne mais células imunológicas que o necessário e atinge também células saudáveis de órgãos e tecidos numa “tempestade de citocinas”

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=330565

Pílula Farmacêutica #30: Resposta inflamatória exagerada agrava a covid-19
Pílula Farmacêutica

 
 
00:00 / 5:01
 
1X
 

Pelo menos desde dezembro do ano passado, o mundo vem acompanhando o avanço da covid-19, doença causada pelo vírus sars-cov-2 que já contaminou pelo menos 7 milhões de pessoas e matou mais de 400 mil. Fatores que explicam essas mortes vão além da insuficiência respiratória e entre eles um termo tem chamado a atenção: tempestade de citocinas.

Como as dúvidas ainda são muitas, apesar da rapidez das pesquisas sobre o novo coronavírus, os pesquisadores se debruçam sobre esta, que é descrita como uma resposta inflamatória exagerada do sistema imunológico do organismo infectado em casos graves da covid-19. E explicam que, nesses casos, o sistema de defesa produz uma quantidade muito maior que a necessária de citocinas (proteína que regula a inflamação e imunidade para combater as infecções).

Com o excesso dessas informações, transmitidas pelas citocinas para as células de defesa, células saudáveis do tecido infectado também são atacadas. Quando isso acontece, o corpo produz ainda mais citocinas, num ciclo cada vez mais rápido, que pode levar à morte.

Neste episódio do Pílula Farmacêutica, a acadêmica Giovanna Bingre, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, relata os sintomas e tratamentos utilizados no controle desse quadro grave da covid-19, além de explicar como determinadas condições de saúde, como obesidade, diabete e hipertensão, predispõem à tempestade de citocinas. 

Ouça este episódio do Pílula Farmacêutica na íntegra no player acima.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Co-produção: Rita Stella
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.