Palavra da Semana #97: Enem traz reflexão sobre os desafios da invisibilidade feminina

Segundo a professora Deise Sabbag, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a invisibilidade feminina existe e pode ser comprovada

10/11/2023 - Publicado há 6 meses
Palavra da Semana - USP
/

A Palavra da Semana é invisibilidade, em evidência por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que trouxe como tema da sua prova de redação os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil. Invisibilidade é a qualidade, característica ou condição do que é invisível e alguns consideram que sua origem venha do latim e significa o que não pode ser visto. Qual criança não brinca ou já brincou de ser invisível?

A professora Deise Sabbag lembra que a invisibilidade é um superpoder clássico dos quadrinhos e da ficção científica. “Ainda é muito cedo para acreditarmos na invisibilidade, mas será mesmo que a invisibilidade não existe?”, questiona. Para a professora, a invisibilidade existe, sim, ela se materializa nos atos de subjugação do domínio sobre os corpos subtraídos a uma forma de naturalização.

Sobre o tema da redação do Enem, Deise diz que os dados sobre a invisibilidade existem e cita aqueles divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Esses dados gritam a existência contra o apagamento, a invisibilidade e o sufocamento, por isso precisamos desvelar o que é visível, como a jornada do trabalho doméstico não pago das mulheres que é duas vezes mais longa do que a dos homens.”

Mulheres casadas, diz a professora, possuem jornadas mais longas de trabalho não pago, quando comparadas àquelas não casadas. “Realmente é um desafio, ou melhor, é uma peleja sem fim.”

Ouça no player acima o podcast na íntegra.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão