O papel da biblioteca da Faculdade de Arquitetura da USP na consolidação da pós-graduação

Estudo apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP mostra como a biblioteca da unidade contribuiu para os estudos de pós-graduação e na constituição de uma história da arquitetura

Por
 15/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 29/06/2023 as 16:51
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
O papel da biblioteca da Faculdade de Arquitetura da USP na consolidação da pós-graduação
/

No podcast Os Novos Cientistas desta quinta-feira (15), a arquiteta Anne Mayara Almeida Capelo descreveu a importância da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP para os estudos de pós-graduação. Ela é autora do estudo de mestrado O lugar das ideias: a biblioteca da FAUUSP e a construção de uma história da arquitetura, apresentado neste 2023 na FAU, com orientação do professor Eduardo Augusto Costa.

Em sua pesquisa, Anne investigou como a história da arquitetura foi escrita na FAU, principalmente a partir da década de 1980 e o processo de aquisição de coleções pela Seção Técnica de Materiais Bibliográficos da Biblioteca. “Naquele momento ocorria a consolidação do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo oferecido pela faculdade e a aproximação dos
estudos em história da arquitetura das ciências humanas”, descreveu a pesquisadora. Anne iniciou sua pesquisa no ano de 2020, quando ingressou no programa de pós-graduação da FAU. “Acho importante dizer que essa pesquisa faz parte de uma  investigação mais ampla dirigida pelo meu orientador o professor Eduardo Costa”, destacou.

Para compreender as relações entre a mudança historiográfica descrita e os processos de aquisição de coleções pela biblioteca da FAU-USP, a pesquisa de Anne tomou como referência as informações da base de dados desta biblioteca, estabelecendo um diálogo com a produção intelectual de pesquisadores de destaque da própria FAU-USP ligados ao estudo da história da arquitetura. “Procurei também compreender a complexidade que o acervo bibliográfico da biblioteca da faculdade representa para a construção de matrizes teóricas diversas”, descreveu Anne Mayara.

Disponível também na plataforma Spotify.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.