Momento Odontologia#37: Chupeta entorta os dentes?

O programa Dente de Leite vem trazer a resposta de um questionamento que costuma ser feito por muitos pais e cuidadores

 21/10/2019 - Publicado há 5 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia#37: Chupeta entorta os dentes?
/

Nos últimos programas tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre esse tipo de hábito não nutricional e o momento recomendado para a sua eliminação. No entanto, o que costuma acontecer quando, em decorrência da alta dependência da criança, não é possível remover a chupeta e seu uso se estende durante boa parte da infância? 

Para falar sobre isso, é necessário compreender que a chupeta altera a posição natural de relaxamento das estruturas bucais, principalmente, impedindo que a língua, lábios e dentes se relacionem da forma ideal. Além disso, é importante pensar que, durante a infância, a criança está em fase de crescimento e desenvolvimento e algumas alterações podem acontecer como consequência da sucção prolongada do dedo e da chupeta. 

A mistura da chupeta com o aleitamento materno pode confundir a percepção da criança e ocasionar um desmame precoce. A associação desses dois fatores pode gerar alterações nos ossos, músculos e dentes, prejudicando a capacidade de mastigar, engolir e até mesmo impactando na fala da criança. Por isso, alguns casos são indicados para tratamento com terapia fonoaudiológica. 

Essas alterações podem trazer, como consequência, a necessidade de tratamento com utilização de aparelhos para corrigir os prejuízos estéticos e funcionais. Essa é só mais uma razão para justificar a importância de consultas regulares com o odontopediatra para avaliações de doenças e alterações. O diagnóstico precoce de problemas bucais faz toda a diferença nas chances de sucesso clínico, assim como um encaminhamento ao profissional mais bem preparado para a realização do tratamento. 

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Alexandra Mussolino de Queiroz
Vinheta: Paola Mira e Lais Lima Pelozo

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.