Momento Odontologia # 06: Ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento de doenças crônicas

O dentista promove, não apenas, a saúde bucal, mas contribui com o bem-estar e equilíbrio geral dos indivíduos

Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Odontologia # 06: Ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento de doenças crônicas
/

As doenças crônicas não transmissíveis,  como por exemplo, a doença renal crônica, diabete e hipertensão, são cada vez mais frequentes na população brasileira, acompanhando, infelizmente, uma tendência mundial.  O tratamento destas doenças custa caro ao Estado e as ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento epidêmico e suas drásticas consequências na qualidade de vida das pessoas.

Para a professora Marina Gallottini, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, os dentistas são profissionais da saúde que, além de promoverem a saúde bucal, têm grande potencial para realizar rastreio das doenças crônicas não transmissíveis, e ainda, aconselhar os  pacientes quanto aos fatores ambientais diretamente relacionados com o seu aparecimento e desenvolvimento. O dentistas podem e devem aconselhar, por exemplo, sobre hábitos alimentares, cessação do fumo e prática de exercícios físicos.

Ao conhecer a doença de base do seu paciente, e conduzir o tratamento odontológico adequado, o dentista vai além:  não apenas promove a saúde bucal, mas certamente contribui com o bem-estar e equilíbrio geral melhorando a qualidade de vida dos indivíduos, especialmente para aqueles com doença crônica não transmissível.

Pessoas com insuficiência renal crônica parecem ter um risco aumentado para doença periodontal, alterações no metabolismo ósseo e maior sangramento dependendo dos níveis de ureia.  Nessa situação e em outras, a remoção de infecção bucal é importante para a saúde geral dos pacientes. 

Ficha técnica:
Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Letícia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia . Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira às 8:05 na Rádio USP (93,7 FM e streaming).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.