Minuto Saúde Mental #72: Comportamento manipulador pode ser um transtorno mental?

A manipulação está atrelada a transtornos da personalidade, como borderline, narcisista e antissocial

 08/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 12/06/2023 as 7:26
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #72: Comportamento manipulador pode ser um transtorno mental?
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre comportamento manipulador e se pode ser considerado ou não um transtorno mental. Adianta o professor que, em algum momento da vida, todos nós provavelmente usamos um comportamento manipulador e este fato não o coloca como critério de diagnóstico psiquiátrico. No entanto, quando se fala de alguém que usa manipulação cronicamente, como um meio frequente de atingir os próprios objetivos, ou seja, quando a manipulação é um traço da personalidade, é diferente.

Sousa informa que os comportamentos manipuladores são vistos com mais frequência nos transtornos de personalidade. “Aqueles em que uma pessoa funciona de modo diferente do seu grupo familiar e social, muitas vezes com comportamentos agressivos, impulsivos, instáveis ou todos eles.” 

De acordo com o professor, não se trata de transtornos fáceis de diagnosticar como aqueles em que o comportamento fica nitidamente diferente. Dessa forma, acabam causando danos à própria pessoa e aos que convivem com ela. “Dentro dos transtornos de personalidade, a manipulação é vista com mais frequência nos transtornos de personalidade borderline, narcisista e antissocial”, conta. 

Assim, afirma que a manipulação não é necessariamente um sintoma, mas pode fazer parte de quadros psiquiátricos quando é um comportamento frequente e quando está associada com outros fatores que trazem sofrimento individual e para as pessoas próximas. 

O professor informa ainda que o comportamento manipulador pode se apresentar em tipos muito diferentes, desde a manipulação inconsciente até a manipulação que é francamente maliciosa. E acrescenta que “comportamentos manipuladores incluem práticas, como fazer os outros se sentirem culpados, distorcer fatos ou mentir, isolar a pessoa de outras pessoas queridas e importantes para ela para aumentar o próprio poder de influência, entre outros”.


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.