Minuto Saúde Mental #63: Existe algum jeito de prevenir problemas psicológicos?

Buscar uma vida saudável do ponto de vista físico pode ser uma boa estratégia para proteger a saúde mental

 13/10/2022 - Publicado há 2 anos
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #63: Existe algum jeito de prevenir problemas psicológicos?
/

No Minuto Saúde Mental o professor João Paulo Machado de Sousa traz informações do psicólogo judiciário Ildebrando Moraes de Souza, que fala sobre ferramentas para a manutenção da saúde mental. 

Segundo Ildebrando Souza, todo ser humano, em algum momento da vida, se sentiu cansado, sobrecarregado, descontrolado, angustiado, perdido em um mar de demandas do dia a dia que parece não ter fim ou não apresentar saída, ou teve a sensação de que não conseguiria superar os desafios ou que não teria energia nem mesmo para tentar. “Uma vez que os problemas fazem parte inevitável da vida, teria algum jeito de estarmos mais preparados para sofrer menos quando eles aparecem?”

Para o psicólogo, alcançar uma boa condição de saúde mental é possível, embora isso não signifique impedir o surgimento de problemas ou simplesmente ignorá-los quando aparecem, mas sim conhecer as ferramentas internas que podemos ter para enfrentar ou tolerar o que quer que se apresente. E sugere que para se alcançar alguma segurança em termos de saúde mental é necessário começar a investir pessoalmente ou de forma coletiva em duas estratégias importantes: promoção e prevenção em saúde mental que, de modo geral, significam respectivamente investir em fatores de proteção e tentar diminuir fatores que colocam em risco nosso equilíbrio mental.  “As pesquisas no campo da promoção e prevenção em saúde mental dão ênfase à saúde coletiva, mas também podemos adaptar o que se sabe para o uso no nível individual. Somos seres complexos e cheios de peculiaridades, mas algumas formas de funcionar podem ser comuns à maioria de nós e o que reconhecidamente faz bem ao coletivo pode, da mesma forma, beneficiar o indivíduo.”

Na prática, diz, buscar uma vida saudável do ponto de vista físico pode ser uma boa estratégia para proteger a saúde mental. “Existem protocolos internacionais de tratamento para depressão, por exemplo, que incluem a prática de atividades físicas como uma grande ferramenta, e isso pode valer também para a prevenção da depressão e de outros transtornos mentais.”

Para o especialista, o cultivo das amizades e de laços sociais e familiares significativos onde podemos compartilhar nossas alegrias e tristezas é reconhecidamente outro instrumento que contribui para uma boa saúde mental.  “Junto com isso, a manutenção da curiosidade e do interesse pela vida e pelas muitas possibilidades que ela traz é outro elemento que pode atuar como material para uma base mais sólida para nossa estrutura mental.”

A psicoterapia é outra sugestão do especialista, antes mesmo que a pessoa tenha alguma queixa específica e enfatiza que o autoconhecimento pode ser alcançado em um bom processo terapêutico e funcionar como um “manual de instrução de nós mesmos e nos mostrar caminhos para que se viva a vida da melhor forma possível”.  

Ildebrando Souza conclui que é possível fazer com que nossa estrutura psicológica seja menos frágil ou absorva melhor os impactos que situações difíceis da vida possam trazer. “Identificar o que são fatores de proteção e de risco e usar isso como um instrumento a nosso favor são maneiras de tornar nossa existência mais saudável e talvez até mais prazerosa.” 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.