Manhã com Bach #192: Bach fez cerca de 50 cantatas seculares, mas só 20 estão preservadas

Obras para ocasiões solenes ou festivas foram depois transformadas pelo compositor em cantatas sacras

Por
 16/10/2023 - Publicado há 6 meses
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #192: Bach fez cerca de 50 cantatas seculares, mas só 20 estão preservadas
/

O compositor alemão Johann Sebastian Bach compôs cerca de 50 cantatas seculares, das quais 20 estão preservadas. Uma delas – Ich bin in mir vergnügt, “Eu estou satisfeito comigo” (BWV 204) – é apresentada nesta edição de Manhã com Bach, que exibe também o Concerto para Cravo em Ré Maior (BWV 1054). Cantatas seculares são aquelas obras vocais compostas não para serem executadas na igreja – como é o caso das cantatas sacras -, mas em outras ocasiões e lugares, como uma festa de aniversário, uma cerimônia fúnebre ou um evento acadêmico.

A maior parte das cantatas seculares de Bach foi composta entre 1723 e os primeiros anos da década de 1740, quando Bach atuava na cidade de Leipzig. Várias delas foram apresentadas pela primeira vez nas reuniões do Collegium Musicum de Leipzig, uma associação de músicos e amantes da música – dirigida por Bach ao longo dos anos 1730 – que promovia concertos semanais. Uma das mais famosas cantatas seculares de Bach é a chamada Cantata do Café, que Manhã com Bach exibiu em julho de 2020 (ouça aqui).

Com muita frequência, Bach reaproveitou cantatas seculares e as transformou em cantatas sacras. Como escreve o musicólogo austríaco Karl Geiringer, Bach não se agradava com a ideia de ter algumas de suas belíssimas composições executadas apenas uma vez, como poderia acontecer com as cantatas seculares, que eram criadas para situações específicas. Para o compositor, tudo o que era artisticamente de alto nível era digno de fazer parte do culto. E, ao adaptar obras seculares para torná-las obras sacras, Bach fazia alterações consideráveis, modificando a instrumentação, ajustando a linha melódica e inventando novos contrapontos e modulações.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 14 e 15 de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.