Manhã com Bach #24 – Programa apresenta a “Cantata do Café”

Bem-humorada, obra retrata um pai irado que briga com a filha para que ela pare com o hábito de tomar a bebida

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=341127

Manhã com Bach #24 – Programa apresenta a “Cantata do Café”
Manhã com Bach - USP

 
 
00:00 / 58:29
 
1X
 

A cantata Schweigt stille, plaudert nicht, “Calai quietos, não converseis” (BWV 211), universalmente conhecida como Kaffee-Kantate, “Cantata do Café”, foi uma das composições de Johann Sebastian Bach (1685-1750) apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 25 e 26 de julho de 2020. Além dela, o programa exibiu também a Invenção Número 9 em Fá Menor (BWV 780), do Clavier-Büchlein fürWilhelm Friedemann Bach, “Livrinho de teclado para Wilhelm Friedemann Bach”, e a Sonata para Violino e Cravo em Dó Menor (BWV 1017).

A “Cantata do Café” é uma cantata secular, composta para ser apresentada em 1734 ou 1735 numa casa de café, a Kaffeehaus Zimmermann, em Leipzig, onde eram realizadas as apresentações do Collegium Musicum, uma associação de amantes da música que foi dirigida por Bach na década de 1730.

Ela reflete, de forma muito bem-humorada, a polêmica que o café causava então na Alemanha, onde havia sido introduzido havia algumas décadas, mas era visto ainda com desconfiança por parte da população. Outras pessoas, porém, adoravam a bebida.

Na cantata, um pai exasperado, o senhor Schlendrian, na voz do baixo, tenta convencer a todo custo sua filha, Liesgen, que faz a voz soprano, a parar com o costume de tomar café. A obra conta ainda com um tenor, que exerce a função do narrador. A Kaffe-Kantate é um dos exemplos mais expressivos do tom operístico das cantatas de Bach posteriores a 1714.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do link da emissora no site do Jornal da USP. Às segundas-feiras ele é disponibilizado em formato de podcast na área de podcasts do site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.