Manhã com Bach #160: Primeiras influências sobre Bach foram do pai e de um primo

Manhã com Bach dá início às comemorações pelos 338 anos do compositor, que nasceu em 21 de março de 1685

Por
 06/03/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #160: Primeiras influências sobre Bach foram do pai e de um primo
/

Johann Sebastian Bach recebeu do pai, Johann Ambrosius Bach, as primeiras noções de violino e um primo em segundo grau, Christoph Bach, o iniciou no órgão e no cravo. Essas foram as primeiras influências sobre o compositor, que no próximo dia 21 completa 338 anos. Bach veio ao mundo no dia 21 de março de 1685, em Eisenach, no leste do atual território da Alemanha. Christoph Bach (1642-1703), que nasceu em Arnstadt, perto de Eisenach, é considerado o maior compositor da família Bach antes de Johann Sebastian. Ele foi tema de um episódio de Manhã com Bach, publicado em julho de 2021 (disponível neste link).

Para comemorar o aniversário de Bach, Manhã com Bach vai apresentar, em quatro episódios, informações sobre a vida e a obra de Johann Sebastian Bach e músicas que ele compôs ao longo das diferentes fases da sua carreira. Além disso, o podcast vai trazer comentários, análises e dados extraídos do livro Bach – The learned musician, “Bach O músico erudito”, do musicólogo alemão Christoph Wolff, Professor Emérito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ex-diretor do Bach Archive, o Arquivo Bach, de Leipzig, e uma das maiores autoridades em Bach da atualidade, hoje com 82 anos de idade.

Nesta edição – a primeira da série que comemora os 338 anos de Bach -, o podcast Manhã com Bach apresenta quatro músicas criadas no período inicial da carreira do compositor, entre 1703 e 1708, quando ele atuou como organista nas cidades de Arnstadt e Mühlhausen. Elas são: os prelúdios corais Erbarm dich mein, oh Herre, “Apieda-te de mim, ó, Senhor” (BWV 721), Christ lag in Todesbanden, “Cristo jazia em ataduras de morte” (BWV 718) e Vater unser im Himmelreich, “Pai nosso no céu” (BWV 737) – todos para órgão -, a Sonata em Ré Maior (BWV 963), para cravo, e a cantata Nach dir, Herr, verlanget mich, “Por ti, Senhor, eu anseio” (BWV 150).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 4 e 5 de março de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.