Manhã com Bach #75: Bach recebeu inspirações do talentoso Johann Christoph, seu primo

Organista em Eisenach, Johann Christoph introduziu Johann Sebastian Bach, ainda criança, no estudo do órgão

Por
Jornal da USP
Jornal da USP
Manhã com Bach #75: Bach recebeu inspirações do talentoso Johann Christoph, seu primo
/

Nascido em Arnstadt, o compositor Johann Christoph Bach (1642-1703) é considerado o maior músico da família Bach até o surgimento de Johann Sebastian Bach. Organista em Eisenach por 38 anos, ele era primo em segundo grau de Johann Sebastian, que nasceu em Eisenach em 1685 e conviveu com Johann Christoph até os 9 anos de idade.

Nos dias 17 e 18 de julho de 2021, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou músicas relacionadas com a ligação artística e familiar entre Johann Sebastian e Johann Christoph Bach: Tocata e Fuga em Mi Maior (BWV 566), ao órgão – instrumento a que, ainda criança, Sebastian foi iniciado pelo primo -, o moteto Fürchte dich nicht, “Não te atemorizes” (BWV 228), obra homônima de um moteto escrito por Johann Christoph, e a cantata Es erhub sich ein Streit, “E instaurou-se uma luta” (BWV 19), mesmo título de um oratório composto pelo primo.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.