Manhã com Bach #107: “Livro de Andreas Bach” conserva as primeiras obras de Bach

Caderno que pertenceu a sobrinho do compositor traz peças para teclado de diferentes autores

Por
 28/02/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #107: “Livro de Andreas Bach” conserva as primeiras obras de Bach
/

Hoje guardado na Biblioteca da Cidade de Leipzig, na Alemanha, o chamado Livro de Andreas Bach é um caderno com 118 páginas preenchidas com partituras de 57 obras de 16 compositores dos séculos 17 e 18. Entre essas obras estão 15 composições de Bach para teclado, algumas das quais são as primeiras peças escritas pelo compositor para órgão e cravo.

Três composições de Bach presentes nesse precioso manuscrito foram apresentadas no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022: a Fantasia em Si Menor (BWV 563), para órgão, a Fuga em Sol Menor (BWV 578), também para órgão, e a Tocata em Dó Menor (BWV 911), para cravo. O programa exibiu ainda a Sonata para Flauta em Mi Menor (BWV1034) e a cantata Ich armer Mensch, ich Sündenknecht, “Eu pobre homem, eu, servo do pecado” (BWV 55).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.