Jornadas com Beethoven #24: A “Nona Sinfonia”

Programa encerra a série de homenagem a Beethoven com o humanismo de sua “Nona Sinfonia”

 19/08/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #24: A "Nona Sinfonia"
/

Em 1792, aos 22 anos de idade, Beethoven saiu de Bonn para começar a sua carreira musical em Viena e anotou em seu caderno um projeto de musicar a Ode à Alegria, de Schiller. Mas Schiller era o maior poeta da época para Beethoven, e a Ode à Alegria, em sua defesa dos ideais franco-maçônicos, era ainda mais importante para o compositor. Beethoven, então, trabalhou arduamente o conhecido tema da Ode em mais quatro obras, até escrever, em 1824, sua mais grandiosa composição: a Nona Sinfonia, para orquestra, coro e solistas.

Por causa desse longo período de gestação e da variedade de referências que a Nona Sinfonia contém, podemos entendê-la como uma síntese dos trabalhos de Beethoven e de sua concepção de mundo humanista. Nossa série foi pensada de acordo com esse ideal, e por isso escolhemos essa obra para culminar nossa comemoração dos 250 anos de nascimento de Beethoven.

Neste programa são apresentados:

– O primeiro e o quarto movimento da Nona Sinfonia.

 

Créditos do Programa

Roteiro, montagem e apresentação: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.