Jornadas com Beethoven #14 – Beethoven e Bonaparte

Primeiro programa do mês de junho aborda a admiração conflituosa de Beethoven por Bonaparte

 10/06/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #14 - Beethoven e Bonaparte
/

A diferença entre o nascimento do compositor Ludwig van Beethoven (1770) e o do líder político Napoleão Bonaparte é de pouco mais de um ano (1769) e, sendo ambos homens baixos e rudes, não é impossível que fossem tomados por irmãos caso vistos juntos. A semelhança entre os dois se estreita ainda mais quando constatamos que, apesar de nascerem pobres e em famílias sem prestígio, eles se alçaram aos postos referenciais da sociedade ocidental: Beethoven na música erudita e Bonaparte na política.

Este programa aborda a relação entre tais homens desde o ponto de vista de Beethoven, que compôs a Sinfonia Eroica em homenagem ao estabelecimento da República Francesa simbolizado na figura do cônsul (e não do autocoroado imperador) Napoleão Bonaparte.

No programa, são apresentadas:

  • Ária Ach, brich noch nicht du mattes Herz, da ópera Leonore, escrita por Beethoven em 1805;
  • Primeiro movimento da terceira sinfonia de Beethoven, também chamada de Eroica;
  • Arranjo feito por Beethoven da canção folclórica irlandesa O retorno para Ulster.

Créditos do Programa

Roteiro, Apresentação e Montagem: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.