Fake News Não Pod #50: O Brasil não se destacou no combate à pandemia de covid-19

O Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial de casos confirmados de covid-19, isso até o dia 28 de março deste ano, ficando atrás somente de Estados Unidos e Índia

 27/04/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #50: O Brasil não se destacou no combate à pandemia de covid-19
/

O podcast Fake News Não Pod desta semana aborda o vídeo que circula nas redes sociais em que um homem afirma que o Brasil teria sido um dos três países que mais se destacaram no combate à pandemia da covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo os produtores do podcast, trata-se de uma notícia falsa, pois a situação do Brasil durante a pandemia está longe de ser das melhores. 

O Brasil ocupa, sim, o 3° lugar no ranking mundial de casos confirmados de covid-19, isso até o dia 28 de março deste ano, ficando atrás somente de Estados Unidos e Índia. “Já na lista total de mortes registradas desde o início da pandemia, o Brasil ocupa o 2° lugar, com 631.802 óbitos, ficando atrás somente dos Estados Unidos e à frente da Índia, de acordo com a OMS.” 

Em janeiro de 2021, o Brasil foi considerado um dos piores países do mundo na gestão da pandemia pelo instituto australiano Lowy Institute, ocupando a 98ª posição. Nesse estudo o ranking foi desenvolvido com base em seis critérios, que incluíam número de casos confirmados, mortes e capacidade de detecção da doença. Lembre-se, busque informações em fontes confiáveis e não deixe de se vacinar.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.