Fake News Não Pod #27: Vacina contra a covid-19 não agrava a endometriose

Mulheres compartilham os efeitos colaterais após a vacina e relatam aumento das cólicas e do fluxo menstrual, mas não existe relação comprovada entre endometriose, dor, e a vacinação

 18/08/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #27: Vacina contra a covid-19 não agrava a endometriose
/

Em um vídeo postado na rede social Instagram uma mulher aconselha a quem tem endometriose grave a não se vacinar contra a covid-19, devido ao agravamento dos sintomas. E no Twitter mulheres compartilham os efeitos colaterais após a vacina, e relatam aumento das cólicas e do fluxo menstrual. Mas existe alguma relação comprovada entre endometriose, dor, e a vacinação? A resposta é não. 

Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que analisa os efeitos colaterais por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas, somente 32 de 56 mil pessoas relataram mudanças em seus períodos menstruais. E não há contraindicações para a vacinação em mulheres com endometriose, que devem, sim, se vacinar. 

A endometriose é uma doença crônica em que o endométrio, tecido que reveste o interior da cavidade uterina, é encontrado fora do útero; trata-se da principal causa de infertilidade feminina e pode gerar cólicas intensas mesmo fora do período menstrual. Segundo a médica ginecologista Heather Bartos, um dos efeitos colaterais comuns às vacinas é a febre, e quando estamos febris tendemos a sentir mais dor em regiões propensas à fraqueza, portanto não é improvável que mulheres com endometriose ou doenças similares e que sentem cólicas tenham essas cólicas intensificadas momentaneamente pela febre.

É importante salientar que esses efeitos são temporários e ainda não há provas de que estão ligados diretamente às vacinas. Contudo, já há evidências de que outras vacinas, como a da gripe e do HPV, podem afetar o ciclo menstrual temporariamente, porém não há efeitos colaterais duradouros.

 Não deixe de se vacinar, busque informações em fontes confiáveis e se proteja.


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.