Destaque do Ciência USP #25: Como o consumo de café influencia nosso coração?

Neste episódio, conversamos com a professora Andreia Miranda, pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP

Por
 08/03/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #25: Como o consumo de café influencia nosso coração?
/

Em um artigo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition em 2021, pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália conduziram um estudo com mais de 390 mil participantes com o objetivo de investigar se os sintomas cardiovasculares podem levar a alterações nos padrões habituais de consumo de café.

No trabalho, o consumo habitual de café foi auto-relatado pelos participantes. Já a pressão arterial e a frequência cardíaca foram medidas no início do estudo.

Para explicar melhor como essa pesquisa foi conduzida, nosso editor de som Guilherme Fiorentini, com a ajuda da Karina Tarasiuk, conversou com a professora Andreia Miranda, pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Guilherme Fiorentini e Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto, Karina Tarasiuk, Malu Ferreira, André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.