Brasil Latino: Chico Malfitani e o futebol na política

Protestos no Chile, Argentina e Brasil têm uma característica comum: a participação de torcidas organizadas de times de futebol

Por
 19/06/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Chico Malfitani e o futebol na política
/

A relação entre a política e o futebol é uma marca da história desde que o chamado “esporte bretão” colocou literalmente os pés nos países latino-americanos. No Brasil, a conhecida “cartolagem” trafega com desenvoltura pelos bastidores do poder, quaisquer que sejam os governos. Fazem dos clubes um patrimônio privado. Mas e os torcedores? O que dizer daqueles que são capazes de verter lágrimas, se desesperar por uma derrota do seu time, rasgar seus corações? Parece que os recentes protestos em várias capitais brasileiras e também em outros países apontam que os torcedores também são cidadãos e querem participar da política.

Esse foi o tema desta edição do Brasil Latino. Para falar sobre o assunto, convidamos o publicitário e fundador da Gaviões da Fiel, Chico Malfitani. Também nesta edição, a atriz e mestranda do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP, Michelle Ferreira, fala de seu trabalho de leitura de poesias do escritor uruguaio Eduardo Galeano durante a quarentena.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.