Entidades e coletivos da USP promovem seminário contra o assédio na Universidade

Atividade da campanha 8M 2023 na USP encerra o mês da mulher; organizadores entregarão carta-manifesto à PRIP

30/03/2023 - Publicado há 1 ano
Os interessados em participar do encontro, gratuitamente, deverão se inscrever via formulário específico – Fotomontagem Jornal da USP

A campanha 8M 2023 na USP encerra o mês de março com a realização do seminário Vozes que não se calam contra o assédio na USP, na manhã desta sexta-feira, 31 de março. O seminário ocorrerá no Auditório Adma Jafet, do Instituto de Física (IF) da USP, a partir das 8h30. Para participar, é possível se inscrever pelo formulário online.

+ Mais

Campanha por uma USP sem assédios reforça a luta feminista e o combate à violência contra a mulher

No oito de março, lutamos pelo fim do assédio

O evento é organizado pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o DCE-Livre Alexandre Vannucchi Leme, as Associações de Pós-Graduandos de São Paulo e de Ribeirão Preto e a Rede Não Cala. Ao final do encontro, os coletivos e entidades entregarão uma carta-manifesto à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

No último Dia Internacional da Mulher (8 de março), esses coletivos e entidades lançaram a campanha “USP sem Assédio”. Uma das atividades da campanha foi o lançamento de um folder que busca informar quais são as diversas formas que a violência de gênero pode tomar e como reconhecê-las.

Entre as principais reivindicações da campanha “USP sem Assédio” estão medidas de enfrentamento dos assédios e violência de gênero e a criação de centros de referência para acolhimento e encaminhamento dos casos em todos os campi da Universidade, bem como de espaços de troca voltados à integração das mulheres da comunidade USP.

Outros pontos na pauta deste ano dizem respeito às creches da USP, ao Hospital Universitário, à contratação de profissionais para viabilizar políticas de atendimento às mulheres e às vítimas de assédio e violência de gênero, à permanência estudantil, às condições de trabalho das trabalhadoras terceirizadas e à equidade de gênero e raça nos processos seletivos, concursos e carreiras.

Confira a programação completa do seminário Vozes que não se calam contra o assédio na USP:

Mesa 1 – Abertura
8:30 – 9:00 – Café solidário
9:00 – 9:30 – Saudação das entidades e coletivos

Mesa 2 – Quais as medidas institucionais para o combate e enfrentamento aos assédios?
9:30 – 10:30 – Palestrantes: Heloisa Buarque (FFLCH) e Carolina Bezerra (FFLCH)

Mesa 3 – Vozes contra o assédio na USP
10:45 -11:45 – Relatos e reflexões sobre assédios e marcadores sociais da diferença
11:45 – 12h – Entrega da carta-manifesto das entidades à PRIP