Em evento da USP, egressos discutem suas trajetórias e atuais pesquisas em estudos africanos

Em formato on-line, seminário pretende fortalecer laços e expandir pesquisas em estudos decoloniais e afro-diaspóricos

07/12/2022 - Publicado há 1 ano
Encontro virtual será transmitido pelo canal do Youtube da FFLCH-USP – Fotomontagem com imagens de Cecília Bastos e gratispng por Adrielly Kilryann/Jornal da USP

O Centro de Estudos Africanos (CEA) da USP promove nesta quinta-feira (8), a partir das 14h30, o IV Seminário CEA: Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos de Egressos da FFLCH. O encontro virtual, que será transmitido pelo canal do Youtube da FFLCH, está em sua quarta edição e faz parte da continuação de seminários que já ocorrem há quatro anos, abordando as pesquisas desenvolvidas em estudos africanos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Sob a coordenação da diretora do CEA, professora Marina de Mello e Souza, o encontro terá uma mesa com egressos na área de história. Para os participantes também haverá emissão de certificados emitidos pelo Centro de Estudos, no qual será disponibilizada uma lista de presença pelos organizadores.

Marina de Mello e Souza – Foto: Antoninho Perri/Unicamp

“Nossa intenção é realçar o lugar ocupado pela FFLCH na formação de pesquisadores na área de estudos africanos e, por meio dos seus depoimentos, indicar as redes de relações que podem ser consolidadas com a manutenção dos laços com os egressos”, ressalta a professora. O momento visa a integrar os estudantes egressos da faculdade com os atuais estudantes de graduação e pós-graduação para que partilhem das áreas de pesquisas que desejam desenvolver.

Os convidados serão Mariana Bracks Fonseca, professora de História da África e de História da Cultura Afro-Brasileira da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Thiago Sapede, professor do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Vanicleia Silva Santos, curadora associada da Coleção de Arte Africana do Penn Museum, da University of Pennsylvania, EUA. Essas pessoas contarão sobre suas trajetórias enquanto estudantes da USP até suas atuais áreas de atuação.

Centro de Estudos Africanos

Fundado em 1965, o Centro de Estudos corresponde a um núcleo interdepartamental da FFLCH. Difundindo a realidade africana através de cursos, conferências, encontros e publicações, o CEA propõe incentivar na USP o estudo, a pesquisa e a especialização sobre as sociedades africanas e suas problemáticas, desdobramentos e influências manifestadas no continente africano e fora dele.

Além disso, o centro, desde a graduação dos estudantes da USP, visa a publicar trabalhos científicos e didáticos, estimulando intercâmbios e relações científicas, acadêmicas, culturais e artísticas com instituições relacionadas com os objetivos do CEA.

Mais informações: cea@usp.br