Consumo de vitaminas por idosos deve ser feito sempre sob orientação médica

De acordo com Paulo Camiz, a alimentação balanceada ainda é o fator mais importante, embora existam casos em que a suplementação alimentar faz-se necessária

 16/11/2023 - Publicado há 5 meses
Por
Qualquer consumo de vitamina deve ser feita através de orientação médica, com base em exame de sangue específico, e não a ingestão aleatória, inclusive entre idosos – Foto: shurkin_son/Freepik
Logo da Rádio USP

É fato que a pessoa idosa vai ficando mais suscetível a inúmeras doenças. O corpo não é mais o mesmo e passa por uma série de mudanças que podem acabar exigindo uma quantidade maior de nutrientes. Dessa forma, a reposição de vitaminas é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo o desgaste ósseo, por exemplo, e reduzindo o risco de fraturas. Em níveis ideais, as vitaminas podem contribuir com a saúde dos idosos em vários aspectos, prevenindo doenças. 

O  uso de alguns medicamentos contínuos pode afetar a imunidade e a absorção de algumas vitaminas importantes. Por isso, a  alimentação balanceada ainda é o fator mais importante. 

Paulo Camiz – Foto: Arquivo Pessoal

O geriatra Paulo Camiz, professor  do Departamento de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP,  diz que nem todos os idosos necessitam de vitaminas.

Qualquer consumo destas deve ser feito através de orientação médica, com base em exame de sangue específico, e não pela ingestão aleatória. 

O tempo passa e, com a chegada do envelhecimento, o organismo perde a capacidade de produzir e processar diversas substâncias na quantidade que o corpo precisa. Entre elas, vitaminas muito importantes como a D e o complexo B, no caso a B12. 

Por falar em vitamina B12, o especialista alerta que ela é encontrada em fontes de origem animal, como carnes e ovos.

Sinais de carência

Existem alguns sinais visíveis que demonstram que a pessoa está com carência de vitaminas e minerais. “Para cada vitamina deficiente você encontra sinais clínicos como a fraqueza, anemia e atrofia de mucosas – com a língua lisa, por exemplo -, isso sem falar de diarreia. Os casos devem ser avaliados caso a caso “, analisa. 

A boa notícia é que o tratamento é muito rápido. Seja pela alimentação ou pela suplementação indicada pelo médico, a melhora é visível em questão de dias. Sim! todas as vitaminas são importantes para o indivíduo. 

Mais do que vitaminas e suplementação alimentar, Camiz faz um alerta para o cuidado com nossos idosos que, muitas vezes, vivem sozinhos, sem a atenção necessária, a chamada “insuficiência familiar”, ou seja, a falta de um suporte alimentar. 

A pessoa que já passou dos 60 deve fazer um acompanhamento médico regularmente, de preferência com um geriatra, mas também pode ser um clínico geral. É importante ressaltar que o serviço público de saúde presta esse atendimento, inclusive com nutricionista, se for necessário. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.