Newsletter Sonora #12: Disco de Marcos Valle e democracia brasileira

Disco de Marcos Valle e o 8 de janeiro – Fotos: Arte de Joel Cocchiararo sobre foto de Paulo Sérgio Valle e Caio de Benedetto/USP

 21/09/2023 - Publicado há 7 meses

Disco de Marcos Valle e o 8 de janeiro – Fotos: Arte de Joel Cocchiararo sobre foto de Paulo Sérgio Valle e Caio de Benedetto/USP

Lançado em 1973 – no período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) –, o LP Previsão do Tempo, do cantor, compositor e instrumentista carioca Marcos Valle, completa 50 anos. Com 12 faixas, como Flamengo Até Morrer e Nem Paletó Nem Gravata, o disco concilia mensagens políticas e sociais com o suingue que sempre marcou o trabalho de Valle. Essa obra clássica do compositor carioca foi o tema do programa Especiais Rádio Batuta, apresentado pela Rádio USP no dia 17, domingo.

“Julgamento dos réus de 8 de janeiro mostra maturidade da democracia brasileira”

“O julgamento é uma sinalização muito importante que mostra a maturidade do Estado democrático brasileiro e o maior preparo contra esse tipo de situação”, afirma a professora Helena Regina Lobo, da Faculdade de Direito da USP, a respeito do processo contra os acusados pelos atos golpistas realizados em 8 de janeiro, em Brasília (DF). Em entrevista à Rádio USP, ela destaca que os acontecimentos de 8 de janeiro caracterizam um forte ataque à democracia porque os invasores tentaram forçar a intervenção militar por meio da operação GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

Políticas públicas baseadas na ciência são a chave para melhoria da educação

A solução para os problemas da educação brasileira passa pela definição de políticas públicas baseadas na ciência e não nos interesses de grupos políticos. É o que defende o professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). Para Ramos, que foi secretário de Educação de Pernambuco, o principal desses problemas está no viés político com que a questão é tratada. “O Brasil precisa acabar com a descontinuidade da política pública, que é muito elevada”, disse o professor, em entrevista à Rádio USP. “Em nosso país, muda o governo, muda tudo. Muitas vezes, a gente fica refém das mudanças governamentais das políticas e automaticamente a educação sofre muito com essas descontinuidades.”

Pesquisador analisa o uso de antibióticos na pecuária

Regular o uso dos antibióticos utilizados na pecuária intensiva é uma necessidade no Brasil, afirma o pesquisador Rafael Almeida, da Cátedra José de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da Faculdade de Saúde Pública da USP. “As regras ou recomendações implementadas variam de acordo com os diferentes contextos dos países”, destaca Almeida. “Por exemplo, atualmente se recomenda a retirada de todos os antibióticos classificados como importantes para uso humano a serem utilizados para o ganho de peso animal. O Chile e a União Europeia decidiram banir o uso de todas as classes de antibióticos para essa finalidade; já o Brasil ainda permite o uso de duas classes dessa lista.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.