Vem pra USP! premia vencedores da CUCo e do Movimento na Rede

As atividades foram desenvolvidas durante o ano todo com alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo

20/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/12/2021 as 18:00

Cerimônia de premiação do programa Vem pra USP! – Foto: Suzana Xavier

“Vocês perceberam que somente pela educação nós podemos ter estabilidade. Neste período de negacionismo, é muito agradável ver que milhares de jovens que estudam no Estado de São Paulo querem continuar estudando, e nós precisamos oferecer oportunidades. A Universidade de São Paulo está cumprindo sua tarefa, mostrando a esses jovens talentosos que existe possibilidade de avançar mais na educação e a USP é uma dessas possibilidades”, destacou o reitor Vahan Agopyan, na abertura da cerimônia de premiação da 5ª edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e do Desafio Movimento na Rede.

Aluno premiado recebe certificado de participação na CUCo – Foto: Lennon Abrão

O evento, realizado na última sexta-feira, dia 17 de dezembro, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), contou com a participação presencial e remota de alunos, professores e representantes da Universidade e de instituições parceiras.

A edição deste ano da CUCo teve mais de 65 mil participantes, envolvendo 100% dos municípios do Estado. Já o projeto Movimento na Rede, promovido de forma piloto com as escolas da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, contou com 1.222 inscritos.

Premiação do desafio Movimento na Rede – Foto: Lennon Abrão

“Se todos nós lutarmos para manter, melhorar e valorizar a escola pública, um dia nós conseguiremos”, afirmou o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, coordenador do Programa Vem pra USP!

As duas ações estão vinculadas diretamente à Pró-Reitoria de Graduação. Ao comentar sobre o processo de inclusão social na Universidade, o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, destacou que, “neste ano, tivemos 52% de ingressantes de escola pública na USP, sendo 44% pretos, partos ou indígenas”.

Alunos, professor orientador e diretor da escola são premiados – Foto: Lennon Abrão

Também estiveram presentes a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Lucilia dos Anjos Felgueiras Guerra; a diretora-executiva da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno; o diretor do IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato; o diretor da Escola de Educação Física e Esporte, Júlio Cerca Serrão; o vice-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Ricardo Ricci Uvinha; a dirigente regional de Ensino – São Carlos, Débora Gonzalez Costa Blanco; e o coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João.

CUCo 2021

Neste ano, 65.395 jovens do ensino médio de escola pública do Estado de São Paulo inscreveram-se para o desafio, dentre os quais estão os 6.626 estudantes que foram premiados com cursos, certificados e isenção da taxa do vestibular da Fuvest.

Os professores incentivadores também foram premiados com kits USP e aqueles com maior número absoluto de indicações feitas por seus alunos ganharam também um tablet. Para as escolas, o prêmio é em dinheiro, para ser revertido em benefício da própria instituição.

As escolas das equipes vencedoras no Movimento na Rede receberam kit de material esportivo – Foto: Lennon Abrão

A CUCo é uma das ações do programa Vem pra USP!, realizado por meio de parceria entre a USP, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fuvest, com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Desde o ano passado, em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19, a prova da competição passou a ser realizada de forma on-line e em fase única. Nela, são abordados conteúdo de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa.

Foto: Lennon Abrão

“Nós temos uma rede de profissionais da educação comprometidos, engajados e que fazem tudo isso gratuitamente, por dedicação. Hoje somos uma rede de 12 mil pessoas no Estado de São Paulo, todos colaborando para que se tenha efetividade da Competição USP de Conhecimentos. É a maior turma que poderíamos ter em um movimento em prol da educação”, afirmou Hernandes, idealizador do Vem pra USP!

Em relação aos estudantes, Hernandes aconselhou a “não olhar para aquilo que parece fácil. Nada vem de graça. Se tiver dúvida, converse com seu professor. Mais que ensinar uma disciplina, ele é seu mentor. Fale também com sua família e vá adiante, porque tenho certeza que vocês terão muito sucesso”.

Movimento na Rede

Vinculado aos Consórcios Acadêmicos para Excelência do Ensino de Graduação (Caeg) da Pró-Reitoria de Graduação, o Desafio Movimento na Rede foi desenvolvido no âmbito do Vem pra USP! com o objetivo de promover o protagonismo estudantil na pesquisa e na elaboração de conteúdo sobre o futebol e a prática de exercício físico, estimulando o interesse por métodos de investigação, história, cultura, saúde e outros temas interdisciplinares.

O projeto piloto começou no dia 18 de junho, com participação de 32 escolas estaduais de sete cidades abrangidas pela Diretoria de Ensino – Região São Carlos. Divididos em equipes, os estudantes produziram os vídeos, que depois foram publicados na plataforma TikTok.

No total, foram três fases, e as equipes mais bem classificadas receberam como prêmio camiseta do projeto, camiseta autografada, medalha, visita ao Estádio Morumbi e Giro Cultural pela USP. (Clique aqui para conferir os vídeos vencedores.)

(Edmilson Luchesi, do Campus USP São Carlos)