USP quer consolidar aliança acadêmica com universidades da América Latina e da Espanha

Reitor da USP participou, no México, de encontro com dirigentes da Universidade Nacional Autônoma do México, da Universidade de Buenos Aires, da Universidade Complutense de Madri e da Universidade de Barcelona

08/03/2024 - Publicado há 2 meses
(Da esq. p/ dir) Joaquim Goyache, da Universidade Complutense de Madrid; Joan Guardia Olmos, da Universidade de Barcelona; Leonardo Lomeli, da Universidade Nacional Autônoma do México; Ricardo Guelpi da Universidade de Buenos Aires; e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Divulgação

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou, no dia 6 de março, na Cidade do México, da reunião com os reitores das universidades que compõem a União Ibero-Americana (UIU).

A rede foi estabelecida em 2016 entre cinco universidades da América Latina e da Espanha: a USP, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), a Universidade de Buenos Aires (UBA), a Universidade Complutense de Madri (UCM) e a Universidade de Barcelona (UB), para o desenvolvimento de programas conjuntos de pesquisa, ensino e mobilidade de pesquisadores.

Na reunião, os dirigentes discutiram a retomada das atividades da rede, suspensas devido à pandemia, e a busca de novos financiamentos. “Firmamos o compromisso de dar à rede a relevância que ela merece por reunir as principais universidades latino-americanas e da Espanha”, destacou Carlotti.

De acordo com o reitor, a consolidação da aliança estratégica das cinco instituições pretende aumentar a mobilidade e o número de projetos conjuntos. “Discutimos uma parceria para reconhecer os créditos e as atividades acadêmicas nos mesmos moldes do que existe no modelo de Bolonha”, explicou.

A declaração de Bolonha, firmada em 19 de junho de 1999 por 29 países da Europa, é uma iniciativa para unificar o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu, concretizando o chamado Espaço Europeu de Ensino Superior.

O reitor da USP (à esquerda) e o embaixador do Brasil no México, Fernando Coimbra, na sede da Embaixada – Foto: Divulgação

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença, que também esteve presente ao encontro, ressaltou que, ao longo deste semestre, os escritórios de internacionalização de cada universidade vão analisar diferentes possibilidades a serem discutidas pelo grupo de reitores na próxima reunião, que deverá ocorrer em outubro, na cidade de Madri, na Espanha.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Rodrigo Callado; e o diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pedro Dallari.

Além da reunião com a UIU, a delegação da USP esteve, no dia 7 de março, com o embaixador do Brasil no México, Fernando Coimbra, para falar sobre a participação da Universidade nos eventos relativos aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o México, que serão comemorados em 2024. Está previsto, para junho, um seminário promovido pelo Ministério de Relações Exteriores dos dois países em parceria com a USP e o Colégio de México, a ser realizado no campus da Universidade, em São Paulo.