O encontro foi uma oportunidade para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (de gravata) conversar com os alunos aprovados pelo Provão Paulista – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Nesta quinta-feira, dia 14 de março, cerca de 250 estudantes – entre aprovados na primeira edição do Provão Paulista e matriculados na 3ª série do ensino médio da rede pública estadual – se encontraram com o governador Tarcísio de Freitas e dirigentes das universidades estaduais paulistas.
A reunião foi uma oportunidade para estudantes e dirigentes conversarem sobre o Provão Paulista Seriado, exame promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que garante o acesso de estudantes de escolas públicas a 15 mil vagas nas universidades paulistas: USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
“O Provão Paulista aproxima as escolas públicas das universidades, é uma ligação direta entre nossos alunos e o ensino superior, tornando-o mais inclusivo. Aproveitem essa oportunidade. Vocês venceram e são uma inspiração para os jovens do bairro onde moram, da escola em que estudam”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Em sua primeira edição, o Provão Paulista concedeu 15.369 vagas de graduação a alunos da rede pública. Parte delas já foi ocupada e mais estudantes serão convocados no segundo semestre para cursos das Fatecs e da Univesp.
“De alunos e da comunidade escolar, ouvimos que o Provão Paulista é a mais importante política pública implantada pelo Estado nos últimos anos. Esse encontro é um primeiro passo de uma grande mobilização para que a gente tenha o estudante na escola, se preparando para a prova, e presente no dia da avaliação, no fim do ano letivo”, ressaltou o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, lembrou que “aluno motivado é o sonho de qualquer professor. Agora os alunos não estudarão apenas para passar de ano, eles estudarão para ir bem no exame do final do ano e entrar em uma universidade pública”.
O evento também contou com a presença do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; do reitor da Unesp, Pasqual Barretti; da coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti; do presidente da Univesp, Marcos Augusto Borges; e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
Provão Paulista
Lançado em julho do ano passado, o Provão Paulista Seriado é uma parceria das universidades paulistas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, concebida para aumentar a representatividade dos estudantes das escolas públicas, especialmente as do Estado de São Paulo, no vestibular.
O exame permite que os estudantes do ensino médio da rede pública sejam avaliados desde o primeiro ano e que as notas sejam contabilizadas a cada ano, para os futuros processos seletivos das cinco instituições parceiras do programa.
O Provão Paulista é uma das quatro modalidades de ingresso na USP. No vestibular 2024, do total de 11.147 vagas ofertadas pela Universidade, 8.147 são destinadas para a seleção pela prova da Fuvest; 1.500 vagas são para o processo seletivo Enem-USP; e 1.500 vagas são para o Provão Paulista.