USP e Universidade Federal do Pará assinam convênio para pesquisas em parceria na Amazônia

A formalização da parceria inaugura um novo ciclo de cooperações entre as duas universidades por meio de seus centros de pesquisa

Publicado: 24/04/2024     Atualizado: 25/04/2024 as 16:21
(Da esq. p/ dir.) O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; e o coordenador do CEAS, Paulo Artaxo – Foto: Oswaldo Forte / UFPA

A USP e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram um convênio de cooperação entre as duas instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria na Amazônia, com atribuições compartilhadas na liderança intelectual e gestão de recursos, e foco nos grandes desafios da região. A cerimônia de assinatura foi realizada no dia 19 de abril, no campus da UFPA, e a formalização da parceria inaugura um novo ciclo de cooperações entre as universidades.

Participaram do encontro o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o coordenador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) da USP, Paulo Artaxo; o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; e o coordenador-geral do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), Leandro Juen.

+ Mais

Encontro mostra como os Centros de Estudos da USP atuam nos grandes temas da sociedade

O reitor da USP destacou a importância de as universidades trabalharem em cooperação na solução de problemas nacionais e globais. Neste sentido, a USP busca associar-se a universidades da Amazônia para contribuir para o desenvolvimento de soluções que interessam a todo o País. “Não é intenção da USP disputar recursos com a Amazônia, mas sim trabalhar conjuntamente para responder aos grandes desafios do nosso tempo. Algo que, individualmente, talvez seja mais difícil para cada instituição. Inclusive, um dos objetivos do Ceas deve ser o fortalecimento das instituições de pesquisa da Amazônia”, afirmou.

“Das instituições parceiras do Ceas da USP, a UFPA é a primeira com a qual firmamos um termo de cooperação”, destacou Artaxo. Segundo o professor, está prevista a realização de um workshop para marcar o lançamento das instalações do Centro. “Queremos que a sede do Ceas seja a casa de todos os pesquisadores da Amazônia em São Paulo”, disse.

O reitor da UFPA ressaltou o protagonismo da USP na ciência nacional, a liderança da UFPA na produção de ciência sobre a Amazônia e a confiança de que as duas instituições podem construir parcerias muito positivas para a região e para o País. “Respeitando as potencialidades de cada uma, UFPA e USP podem desenvolver projetos capazes de dar suporte a um novo ciclo de desenvolvimento na região”, considerou Tourinho.

Os coordenadores e pesquisadores debateram as possíveis colaborações durante o evento – Foto: Oswaldo Forte / UFPA

Ainda, no evento, os coordenadores e pesquisadores das oito áreas temáticas do Cisam – Biodiversidade e Conservação; Monitoramento de Água, Floresta, Solo e Clima; Monitoramento do Oceano e da Foz do Amazonas; Contaminação Ambiental e Saúde do Amazônida; Povos e Populações da Amazônia; Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos; Dinâmicas Socioeconômicas Territoriais e Fundiárias na Amazônia; Inovação, Sociobioeconomia e Desenvolvimento Sustentável – e representantes do Ceas debateram as possíveis colaborações entre os dois centros.

Desenvolvimento sustentável

O Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos sete novos centros ligados à Reitoria da USP, criados no ano passado. Sob a coordenação de Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF), e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), tem como principal propósito a produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região.

O Ceas pretende integrar atividades realizadas em vários institutos e departamentos da USP. Segundo Artaxo, é preciso buscar alternativas visando a um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico da região da Amazônia, e o desenvolvimento de ciência básica e aplicada por parte do Ceas pode dar importantes contribuições para alcançar esse objetivo.

Atualmente, o centro conta com cerca de 30 pesquisadores associados, de vários campi da USP, incluindo os de São Paulo, Piracicaba e Ribeirão Preto, e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na Zona Leste da capital paulista.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA)