Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas inaugura novos espaços de estudo e pesquisa

Localizados no prédio da administração, os novos espaços da Faculdade contam com laboratórios de pesquisa e estúdio audiovisual

Publicado: 18/04/2024
Inauguração do Espaço Direitos Alfredo Bosi, no prédio da administração da FFLCH – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nessa quarta-feira, 17 de abril, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP inaugurou seus mais novos espaços, localizados no prédio da administração central. Entre eles, estão as salas que abrigarão os programas de acolhimento e as comissões de direitos humanos, um estúdio audiovisual e salas de pesquisa na área de humanidades.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou o empenho da Faculdade em promover espaços inovadores que possam ser desfrutados por servidores, alunos e professores. “Podemos ver como a FFLCH está tendo cuidado com seu espaço físico, melhorando suas condições tanto para a comunicação quanto para receber novos projetos e grupos de pesquisa interdisciplinares”, disse o reitor.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda expressou seu júbilo com as novas inaugurações, que transformaram a forma de ocupação do prédio, em prol da pesquisa e da integração. “Antigamente, esse prédio possuía diferentes formas de ocupação e, com essa reforma, foi possível construir novos espaços destinados à pesquisa e às políticas de inclusão da nossa Universidade”, afirmou.

O diretor da FFLCH, Paulo Martins, falou sobre a utilização do novo espaço para abrigar laboratórios de pesquisa em diversas áreas importantes das humanidades e programas centrais da Universidade. “Nossa intenção é aprimorar cada vez mais os espaços da nossa Faculdade, para que nossos estudantes possam, cada vez mais, ocupar e vivenciar todas as oportunidades oferecidas aqui, da melhor maneira”, explicou o diretor.

Espaço Direitos Alfredo Bosi

Interior do Estúdio Oswaldo Porchat, inaugurado no Espaço Alfredo Bosi – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O primeiro espaço inaugurado na cerimônia foi o Espaço Direitos Alfredo Bosi, que abrigará o Programa de Acolhimento aos Estudantes Cotistas (Paeco), criado em 2018, na FFLCH, como espaço de pesquisa, acolhimento e permanência estudantil; a Comissão de Defesa de Direitos Humanos (CDDH), órgão responsável por contribuir para a educação em direitos humanos e democracia; e o Estúdio Oswaldo Porchat, de audiovisual.

Espaço Emília Viotti

Outro espaço inaugurado foi o Emília Viotti, que abriga um acervo de imagens recebido pelo Fundo Antonio Candido, que decora as paredes do interior. O espaço também conta com laboratórios de pesquisa em temas como filosofia experimental, artes e criação de memória e tradução de textos e imagens.

As imagens que decoram as paredes do Espaço Emília Viotti fornecidas pelo Fundo Antonio Candido – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto