Jovens pesquisadores indígenas compartilham saberes das aldeias até a universidade

Pesquisadores indígenas conciliam saberes tradicionais à vivência acadêmica

Publicado: 18/04/2024
Indígenas contarão suas experiências de vida, desde as comunidades indígenas até chegarem à universidade – Povos indígenas – Foto: FFLCH/USP

Compartilhar suas experiências com o público é a ideia da palestra Vivências indígenas na graduação e pós-graduação, que será proferida  pelos indígenas e doutorandos, Reinaldo Macuxi e Eric Kamikiawa, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na vivência, que faz parte do Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado dia 19 de abril, Macuxi e Kamikiawa irão falar, respectivamente dos caminhos percorridos por eles, desde que deixaram as comunidades indígenas de Macuxi, no extremo norte de Roraima, e do povo Kurâ-Bakairi, no Mato Grosso, até chegarem à universidade. A trajetória dos pesquisadores mostra os desafios e as oportunidades que surgiram ao longo do percurso, seja na graduação ou na pós-graduação.

O encontro é realizado pelo Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), que é um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e tem o objetivo de aprofundar, sistematizar e divulgar conhecimentos sobre os povos indígenas nas Américas. O centro também busca produzir subsídios para debates em torno de políticas públicas referentes a essas populações e introduzir jovens pesquisadores ao círculo de discussões temáticas.

O evento é gratuito e será realizado dia 19 de abril,  das 15 às 17 horas, na rua do Anfiteatro, 181, Colméias – favo 8, na Cidade Universitária, em São Paulo. Não é necessário inscrição.

Mais informações: Telefone (11) 3091-3301. e-mail: cesta@gmail.com.