USP lança edital inédito para intercâmbio de alunos de graduação que vieram de escolas públicas

O edital tem como objetivo fomentar reflexões sobre diversidade nas universidades latino-americanas na Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru

15/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 18/09/2023 as 16:10
Em 2023, mais da metade dos estudantes aprovados no vestibular são oriundos de escolas públicas – Foto: Gabriel Almeida/EACH

Alunos de graduação que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas poderão concorrer a uma bolsa de intercâmbio para países latino-americanos. A iniciativa inédita é da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Serão concedidas, ao todo, 35 bolsas no valor de R$ 14 mil, distribuídas igualmente para intercâmbio em cinco países latino-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

A assessora da PRIP e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Ester Rizzi, destaca a importância da proposta, que traz um novo olhar para os vínculos internacionais na USP. “O edital para estudantes de graduação tem quatro elementos que visam a facilitar o intercâmbio para estudantes com pouca experiência internacional: ter associado vaga e bolsa em um mesmo edital; ter contatos acadêmicos internacionais preestabelecidos (professores latino-americanos já estão preparados para receber nossos estudantes); ser voltado a estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública e ter o processo de reconhecimento da proficiência facilitado”, explica.

Durante o intercâmbio – que deverá ser realizado no primeiro semestre de 2024 e ter duração de 30 a 90 dias -, os alunos deverão desenvolver projetos que auxiliem a Universidade nos temas de inclusão e diversidade, bem como em ações de cultura e extensão. O tema escolhido para este ano é “A Gramática dos Direitos e as Universidades”, contemplando o cotidiano das universidades latino-americanas.

“Além do seu contexto implícito, o edital configura-se também como uma ação importante para o fortalecimento da cooperação internacional no âmbito latino-americano”, diz o presidente da Aucani, Sérgio Proença.

Para concorrer a uma das bolsas, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação na USP, ter bom desempenho acadêmico e ter realizado todo o ensino médio em uma escola pública brasileira. Segundo Ester, “todas essas características visam a diversificar o perfil dos estudantes que realizam mobilidade internacional na graduação”.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 25 de setembro, pelo Sistema Mundus. O edital e demais informações do programa estão disponíveis também no Sistema Mundus, na opção Editais > Alunos de Graduação. Os resultados serão divulgados no dia 29 de setembro, após as 17h. Para esclarecer eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Escritório Internacional da sua unidade.

Em 2023, mais da metade dos estudantes aprovados no vestibular são oriundos de escolas públicas. Das 10.662 vagas preenchidas, 5.714 são de alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, ou seja, 54,1%, sendo que 2.020 estudantes são também do grupo Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

* Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz