USP, Unesp e Unicamp participam de capacitação sobre nova lei de licitações

Realizado na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, evento deu início à série de cinco encontros de capacitação dos servidores das instituições

18/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 23/08/2023 as 18:07
[À mesa, a partir da esquerda] O assessor de Gabinete do Reitor da Unesp, José Alexandre de Jesus Perinotto; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o secretário-diretor geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi; o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles; e a diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) do TCESP, Bibiana Camargo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), que foi promulgada há dois anos e passará a ser obrigatoriamente aplicada a partir do próximo semestre, será o tema de cinco encontros organizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

A proposta dos encontros é a apresentação e a discussão dos principais pontos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos com o foco nas especificidades das universidades públicas, que gozam de autonomia administrativa.

O primeiro evento da série foi realizado na última quinta-feira, 17 de agosto, na sede da Secretaria da Fazenda paulista, localizada no centro da capital, e contou com a participação de dirigentes e servidores das três universidades estaduais paulistas — USP, Unesp e Unicamp.

“É importante que nós conheçamos a lei, que nosso sistema esteja preparado para ela e que esses procedimentos permitam que nós possamos fazer um bom uso do dinheiro público, que obedeça à lei e garanta bons resultados”, observou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, sobre a relevância do encontro de capacitação. Carlotti também ressaltou o trabalho conjunto das universidades paulistas, que estão mais próximas nos últimos anos. “Nós temos que tomar decisões que mudem o ensino superior paulista e brasileiro, como, por exemplo, a criação do Provão Paulista”, afirmou o reitor.

O secretário-diretor geral do TCESP, Sérgio Ciquera Rossi, ressaltou o mérito da nova legislação frente às dificuldades que a adaptação às atuais normas pode gerar. “Essa lei é um grande avanço. Se eu perguntasse, dois anos atrás, qual a definição de obras comuns de engenharia, nós teríamos dificuldade em saber o que é uma obra comum de engenharia. Essa lei trouxe 60 incisos definindo cada uma das figuras da lei”, ressaltou Rossi.

Servidores da USP, Unicamp e Unesp fizeram parte do encontro técnico – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Também participaram do evento o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles; o assessor de Gabinete do reitor da Unesp, José Alexandre de Jesus Perinotto; a diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) do TCESP, Bibiana Camargo; o assessor técnico-procurador Guilherme Jardim Jurksaitis; e o chefe técnico da fiscalização Alexandre Violato Peyerl.

Voltado para a capacitação de servidores das áreas administrativas das universidades estaduais paulistas, os encontros acontecerão mensalmente até dezembro. O próximo evento será organizado pela USP e deve acontecer no dia 14 de setembro.

*Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto