Representantes das três universidades de Lille visitam a Reitoria

Foi debatida a importância de serem mantidas as parcerias após o processo de unificação das três instituições francesas

25/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/06/2017 as 18:00

Uma delegação formada por representantes das universidades de Lille (França) – Universidade de Lille 1 Ciência e Tecnologia, Universidade de Lille 2 Direito e Saúde, e Universidade de Lille 3 Ciências Humanas e Sociais – visitou a Reitoria ontem, dia 25 de maio, e foi recebida pelo vice-reitor Vahan Agopyan e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto.

As três universidades de Lille passam por um processo de unificação e reiteram sua forte política de internacionalização

Desde 2005, a USP e as três universidades de Lille possuem um Acordo de Cooperação e um Convênio Acadêmico, e essa relação é ainda mais interessante pois, recentemente, as universidades francesas foram premiadas pelo programa I-SITE (Initiative-Science-Innovation-Territory-Economy), em virtude de sua política de internacionalização.

“Assim como vocês, a USP também percebe a importância de manter uma sólida relação com instituições estrangeiras e de criar um ambiente internacional na Universidade, com professores, pesquisadores e alunos estrangeiros, com aulas ministradas em outros idiomas e programas de mobilidade. Isso é especialmente importante para as futuras gerações de profissionais, que trabalharão em ambientes cada vez mais internacionalizados, mesmo estando no Brasil. Nós, como universidade, devemos nos preparar para oferecer esse tipo de formação a nossos alunos”, afirmou o vice-reitor Vahan Agopyan.

A visita à USP faz parte de um esforço das três universidades para fortalecer suas relações com parceiros importantes no Brasil, tendo em vista o processo de unificação que reunirá as instituições numa única Universidade de Lille a partir de 2018.

O presidente da Universidade de Lille 2, Xavier Vandendriessche, explicou que “a unificação das três universidades é uma importante estratégia para somar os esforços das três instituições com o objetivo de elevar a excelência e contribuir para o desenvolvimento da França. A integração potencializa a nossa excelência e, nesse processo, é muito importante fortalecer nossas relações com universidades que consideramos importantes e compatíveis com o nosso perfil”.

“Nós estamos acompanhando o esforço para a unificação das três universidades e entendemos que esse não é um processo fácil”, concordou Raul Machado Neto.

Também fizeram parte da delegação francesa o vice-presidente de Relações Internacionais de Lille 2, Eric Boulanger; a vice-presidente de Relações Internacionais de Lille 3, Kathleen O’Connor; e o diretor de Relações Internacionais de Lille 2, Philippe Cordonnier. Após a visita na Reitoria, a delegação participou de uma reunião na Aucani, com representantes de diversas Unidades da USP.

(Foto: Erika Yamamoto)