Editais selecionam professores para representações acadêmicas

Os representantes da USP irão atuar na Universidade de Barcelona (UB) e na Universidade Sorbonne (USPC)

 07/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/11/2017 as 9:56
Por
O representante da USP ficará durante um ano na Universidade Sorbonne – Foto: Divulgação

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) está lançando dois editais para professores, de qualquer área do conhecimento, que tenham interesse em se candidatar à função de representantes da USP na Universidade de Barcelona (UB) e na Universidade Sorbonne (USPC, sigla para Université Sorbonne Paris Cité).

A instalação de representações universitárias da USP nas duas instituições tem como objetivo gerar um polo de referência presencial para o incremento qualitativo e quantitativo das relações acadêmicas e de pesquisa. Os representantes também terão o compromisso de promover ações institucionais para facilitar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a organização de eventos.

Esta será a primeira vez que a USP terá uma representação na Universidade de Barcelona. O início das atividades será em fevereiro do próximo ano e terá a duração de três meses. No ano passado, no período de outubro a dezembro, a USP recebeu o professor espanhol José María Fernández Varea, da área de Física Nuclear, Atômica e Molecular do Departamento de Estrutura e Constituintes da Matéria da UB.

Já o escritório da USPC foi inaugurado na USP em fevereiro de 2015, com a chegada do professor francês Philip Miller, especialista em sintaxe e semântica e pragmática discursiva. Este ano, a USPC recebeu o professor do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Antonio Claudio Tedesco, que foi o primeiro selecionado para coordenar o escritório de representação da USP na instituição francesa. Desde abril deste ano, a professora da área de Letras, Línguas, Ciências Humanas e Sociais, Véronique Bonnet, representa a USPC na USP. O início das atividades do novo representante será em março de 2018 e terá duração de um ano.

Os editais completos para a seleção de professores para representação acadêmica estão disponíveis no sistema Mundus. Para a Universidade de Barcelona, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 8 de dezembro e, para a USPC, até o dia 15 de dezembro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.