As reuniões na Cidade Universitária foram realizadas nos dias 17 e 24 de outubro - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Reitoria no Campus amplia o diálogo na Cidade Universitária

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi da USP

25/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 27/10/2022 as 18:41

Texto: Erika Yamamoto

Arte: Guilherme Castro

A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (Cuaso) abriga 20 das 42 Unidades de Ensino da USP, além da Reitoria e dos órgãos centrais da Universidade, mas nem sempre essa proximidade garante que os principais temas da gestão e os problemas locais sejam discutidos.

Dessa forma, a Cidade Universitária foi a sexta região a sediar o programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

[A partir da esquerda] O coordenador-executivo do programa, Fernando de Queiroz Cunha, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Precisamos de muita colaboração de todos. Não adianta só a Reitoria querer fazer, precisamos do apoio coletivo, precisamos ter os mesmos objetivos para conseguirmos fazer as reformas. Nosso objetivo na gestão da Reitoria é acertar, é aumentar a qualidade da USP e entregar uma Universidade de maior excelência daqui a três anos. E só conseguiremos fazer isso se trabalharmos juntos, com muito diálogo”, ressaltou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Dias de diálogos

Por concentrar o maior número de unidades, na Cidade Universitária os encontros foram divididos em dois dias. No dia 17 de outubro, foi realizada uma reunião com as unidades das áreas de Biológicas e Exatas; e no dia 24 de outubro, foi a vez das unidades da área de Humanidades e dos Museus.

As reuniões foram conduzidas pelo diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade.

O presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Só para dar uma ideia, a Cidade Universitária tem 3,6 milhões de metros quadrados e 100 mil pessoas circulam por aqui diariamente. Se contarmos só as pessoas que trabalham e estudam no campus, temos uma população de 58 mil pessoas, entre estudantes, docentes, pesquisadores e funcionários. É um universo muito complexo e a quantidade de pessoas envolvidas na gestão da Universidade aqui é enorme”, afirmou Trindade.

As dúvidas e demandas apresentadas pela comunidade universitária foram organizadas em blocos de discussão abordando temas como contratação de docentes e servidores, plano de carreira, manutenção e recuperação predial, plano de saúde, saúde mental e permanência estudantil.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda chamou a atenção para o fato de que “essas conversas nos campi são uma oportunidade para falar com clareza sobre diversas questões. Entendo que as expectativas de todos são muito justas, mas temos que considerar que estamos vivendo um momento de insegurança em relação ao financiamento da ciência e tecnologia e das universidades, inclusive no Estado de São Paulo. Temos muitos pontos para equacionar”.

Biológicas e Exatas

Humanidades e Museus

Para marcar o encerramento dos encontros, no dia 24, o grupo Sestina do Coral USP apresentou as músicas Água de beber, de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, e Desde que o samba é samba, de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Reitoria no Campus

O lançamento do programa Reitoria no Campus aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio. Também foram realizadas reuniões na Área Capital-Leste, em Ribeirão Preto, em Pirassununga e no Quadrilátero Saúde-Direito. O próximo encontro será realizado no campus de Bauru, no dia 4 de novembro.

As reuniões em cada um dos campi devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

De acordo com o coordenador-geral do programa, Arlindo Philippi Junior, “nas reuniões do ano que vem, serão revistos os principais problemas levantados agora e apresentadas as soluções encontradas. A finalidade do Reitoria no Campus é identificar o que pode ser realizado, encontrar possibilidades de soluções e deixar reservadas as questões que estão fora do alcance no momento. São decisões de gestão tomadas por gestores centrais e locais”.

+ Mais

Uma Reitoria mais próxima da comunidade dos campi

______________

Escola de Artes, Ciências e Humanidades é sede da segunda edição do programa Reitoria no Campus