Inaugurações e debates marcam programa da Reitoria no campus de Ribeirão Preto

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi

08/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/08/2022 as 21:36
[A partir da esquerda] O coordenador do programa, Fernando Queiroz Cunha, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda e o presidente do Conselho Gestor do campus, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Ribeirão Preto foi a terceira cidade a sediar o programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

Na abertura do encontro, realizado no dia 5 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou que “a ideia do programa é tirar a Reitoria da capital e percorrer os campi, porque temos a convicção de que não é possível fazer uma boa gestão sem sair do gabinete, sem conversar, sem dialogar, sem perceber o que está acontecendo na comunidade. O plano de administração tem de ser constantemente adaptado de acordo com as mudanças que vão acontecendo no decorrer da gestão”.

As reuniões do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por semestre e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

“Essa é uma oportunidade para discutirmos nossos projetos, explicando nossas dificuldades. Estamos compartilhando a responsabilidade de construir coisas em comum porque aquilo que fazemos juntos é muito maior do que conseguiríamos fazendo separadamente”, afirmou o diretor da FDRP e presidente do Conselho do Campus, Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho.

O lançamento do programa Reitoria no Campus aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio, e o segundo encontro foi realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na zona leste da capital paulista, no dia 24 de junho. A próxima reunião será realizada no campus de Pirassununga, no dia 11 de agosto.

Dialogando com a comunidade

Após a abertura do evento, foram realizadas reuniões das autoridades centrais com representantes e membros da comunidade universitária, que foram divididos em 15 grupos de trabalho de acordo com os temas a serem discutidos.

Durante a reunião do reitor e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda com representantes docentes, de estudantes e de servidores técnicos e administrativos, um grupo de alunos protestou e apresentou algumas demandas aos dirigentes.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda fez menção à fala de uma estudante e comentou que havia “gostado muito da observação da aluna, de que estamos construindo uma nova USP. E estamos fazendo isso, em diálogo com a comunidade acadêmica, de maneira civilizada e conciliatória”.

O reitor destacou a diversidade de cada um dos campi e se disse entusiasmado pelas demandas culturais levantadas pela comunidade de Ribeirão Preto. “Esta é a riqueza que esse programa nos traz, de podermos fazer a gestão da Universidade juntos”, disse.

Inaugurações

Aproveitando a presença de tantos dirigentes no campus de Ribeirão Preto, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) inaugurou novas instalações e apresentou melhorias de infraestrutura.

“As inaugurações de hoje são fruto do trabalho da gestão reitoral anterior. Sabemos que, na USP, um reitor passa o bastão para o outro, por isso aproveito a oportunidade para agradecer os esforços do professor Vahan e do professor Hernandes”, afirmou Carlotti.

A primeira obra inaugurada foi o Biotério de Pequenos Roedores da FFCLRP. Localizado no anexo 2 do Bloco 6, o Biotério é uma instalação multiusuária e unifica seis biotérios da faculdade, unificando serviços e otimizando recursos. Com uma área total de 110 metros quadrados, o Biotério contém salas para alojar ratos, camundongos e cobaias, uma sala para procedimentos e uma sala de higienização.

Depois, o grupo visitou o Centro Didático da FFCLRP, que ganhou oito novas salas com capacidade de 50 lugares cada, distribuídas em dois andares e equipadas com projetor multimídia, computador, microfone, lousa quadro branco e ar-condicionado. A ampliação melhora a acomodação dos alunos dos dez cursos de graduação e dez cursos de pós-graduação da unidade.

Para encerrar a visita, foi inaugurada a Seção de Apoio Institucional e Convênios, instalada na Casa 40. O espaço passa a centralizar o atendimento das Comissões Acadêmicas da FFCLRP para facilitar o acesso de discentes e docentes, bem como os serviços relacionados às comissões de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), de Pesquisa e Inovação (CPqI), de Relações Internacionais (CRInt), Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), Comissão de Ética no Uso de Animais de Experimentação (CEUA), Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Setor de Convênios e Escritório de Apoio a Projetos Fapesp (EAIP).

Seção de Apoio Institucional e Convênios da FFCLRP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens